Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) (12008010070P0) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou suas atividades em 15 de agosto de 2016. Atualmente, avaliado com Nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPGICH oferece o curso de Mestrado na modalidade Acadêmico e está sediado em Manaus (Escola Superior de Artes e Turismo; Escola Normal Superior) e Tefé (Centro de Estudos Superiores de Tefé). O PPG está vinculado à Câmara II- Sociais, Culturas e Humanidades da Área de Avaliação Interdisciplinar da CAPES.
Este PPG é uma iniciativa que promove a formação de pesquisadores e profissionais altamente qualificados, capazes de atuar em diversas áreas do conhecimento humano, bem como representa a interiorização da pós-graduação stricto sensu no estado do Amazonas. Com uma abordagem interdisciplinar, o PPGICH tem se destacado pela sua proposta de articulação entre teoria e prática, incentivando a pesquisa crítica e reflexiva sobre as complexidades sociais, culturais e históricas da Amazônia e do mundo.
O corpo docente do PPGICH é formado por professores com sólida formação e experiência nas diversas áreas das Ciências Humanas, responsáveis pela orientação acadêmica e profissional dos discentes. O programa estimula a colaboração entre estudantes, pesquisadores e instituições, fortalecendo a produção científica e a construção de redes de conhecimento. Seus egressos estão aptos a atuar em setores como educação, pesquisa, políticas públicas, cultura e desenvolvimento social.
O Programa possui uma única Área de Concentração “Teoria, História e Crítica da Cultura”, que se desdobra em 3 linhas de pesquisa, a saber: 1) Capital imaterial, produção e circulação de saberes – a dimensão cognitiva da cultura; 2) Crítica, interpretação e história das formas da arte – a dimensão estética da cultura; 3) Espaços, memórias e configurações sociais – a dimensão identitária da cultura. A perspectiva interdisciplinar, portanto, propicia às investigações ao abrigo do Programa, uma abordagem plural do objeto em análise, pelo que se torna patente, cada vez mais, a intersecção de referenciais teóricos comuns às áreas disciplinares que compõem o amplo painel das Ciências Humanas. A vinculação às linhas de pesquisa guarda estreita relação com os 11 (onze) projetos de pesquisa e/ou extensão liderados pelos 21 (vinte e um) docentes do PPGICH, entre permanentes e colaboradores. Todos os projetos receberam financiamento público, com recursos de diversas fontes, e contaram com equipes que articularam pesquisadores experientes, mestrandos e alunos de Iniciação Científica.
A singularidade da criação de um Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, que se propõe multicampi, com parcerias firmadas com instituições de reconhecida relevância científica, e que reúne em seu corpo docente pesquisadores de áreas distintas para abordar as múltiplas dimensões da cultura, está alinhada ao objetivo central da instituição que o abriga: promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, e integrar valores éticos que contribuam para a formação humana e a qualificação dos recursos da região por meio de pesquisas que estimulem a criatividade e valorizem o indivíduo. A Área de Concentração em Teoria, História e Crítica da Cultura, adotada pelo Programa, reforça a importância de pesquisas voltadas às dimensões identitária, cognitiva e estética da cultura, expressas em suas três linhas de pesquisa, propondo uma reflexão crítica e ações de intervenção na realidade amazônica empiricamente observada
Promover a formação de profissionais e pesquisadores na Amazônia ocidental capazes de integrar conhecimentos técnico-científicos, saberes tradicionais e métodos de diferentes áreas das ciências sociais e humanidades, para lidar com desafios complexos da sociedade, reduzindo assimetrias regionais e locais.
Consolidar-se como um Programa Interdisciplinar de referência na formação de profissionais e pesquisadores em Ciências Sociais e Humanidades na Amazônia Ocidental, gerando inserção, impacto e relevância para o desenvolvimento social.
O PPGICH, ao observar a diversidade cultural como elemento central na construção da identidade e na promoção do respeito às diferenças, aponta para abordagens interdisciplinares para compreender as dinâmicas culturais e seus desdobramentos.
Para além do reconhecimento dos direitos individuais, implica em senso de responsabilidade e promoção de mudanças para a garantia de um futuro mais equitativo para os indivíduos.
Desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e na produção de conhecimento voltado para a preservação/conservação do meio ambiente, da equidade social e do desenvolvimento socioeconômico em nível, local, regional e nacional.
Ao receber e integrar os mestrandos, objetiva-se proporcionar suporte emocional, acadêmico e social, garantindo uma adaptação mais fluida e positiva à vida universitária.
o PPGICH busca formar pesquisadores qualificados para atuarem em diferentes setores, desenvolver pesquisas aplicadas e interdisciplinares, publicar artigos e promover a participação em eventos científicos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais para o avanço do conhecimento.
É uma estratégia basilar do PPGICH para enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo diálogos, trocas metodológicas e a construção conjunta de novas perspectivas teóricas e práticas, com vistas a formar profissionais e pesquisadores mais preparados para atuarem em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.
Resulta de um conjunto de fatores nos quais o PPGICH se apoia, tais como: apoio à internacionalização, melhoria contínua na formação dos mestrandos; transparência e qualidade acadêmicas, dentre outros.
Diz respeito à presença e inclusão de diferentes grupos sociais, culturais e acadêmicos, com múltiplas perspectivas epistemológicas e metodológicas, valorizando diferentes formas de produção científica e contribuindo para uma sociedade mais equitativa.
Ao desenvolver pesquisas que dialoguem e valorizem saberes não acadêmicos, incluindo conhecimentos tradicionais, saberes dos povos indígenas, garantimos a construção de um conhecimento mais dinâmico, aplicável e socialmente engajado, partindo para abordagens que criem novos referenciais teóricos e metodológicos.