Endereço
Rua Codajás, 24
Cachoeirinha - Manaus - AM
CEP 69065-130
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 16h
Com o tema “Avaliação Termográfica de úlceras plantares decorrentes da hanseníase”, a mestranda Amanda Gabrielle dos Santos Cordeiro, da turma 2022 do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGCAD-UEA) e Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) apresentou, na manhã desta sexta-feira (01/08), a defesa de sua dissertação para obtenção do título de mestre no Programa. A defesa ocorreu por meio de teleconferência.
Segundo Amanda, que é enfermeira de formação, o objetivo do trabalho foi avaliar a imagem termográfica das úlceras plantares decorrentes da hanseníase. Além disso, a mestranda também teve como objetivos específicos, descrever o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com úlceras plantares, avaliar termograficamente as úlceras plantares desse grupo de pessoas e propor um protocolo sobre uso da termografia na avaliação das úlceras plantares decorrentes da hanseníase. O estudo de pacientes foi realizado na Fuham.
Para a mestranda, o uso da termografia clínica seria uma valiosa contribuição para a avaliação das úlceras plantares, dentre vários fatores, por ser um exame não invasivo e não subjetivo. “É um exame não invasivo e não subjetivo como ferramenta de avaliação da atividade neurológica baseada em imagens térmicas, servindo como base de análise fisiológica ou patológica da temperatura corporal em áreas de comprometimento neural. Um plano para uma avaliação padronizada, planejamento de cuidados baseado em evidência e sem procedimentos invasivos são benefícios que a termografia pode contribuir na dermatologia”, explica em suas justificativas.
Ao final das considerações e sugestões apresentadas pela banca avaliadora, a mestranda foi aprovada, recebendo o título de mestra.
A banca foi composta pela orientadora professora doutora Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett, além da professora doutora Silmara Nacarro Pennini (Fuham) e professor doutor José Nilson Araújo Bezerra (UEA).
Parabéns à nova mestre!
Créditos de texto: ASSCOM FUHAM.