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Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores e práticas educativas para a Sociodiversidade, a partir da construção social dos direitos educativos, dos determinantes e características das políticas de formação de professores, com destaque para a educação básica e os conhecimentos sobre as teorias educacionais e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, na gestão dos sistemas de ensino e de unidades escolares. Trata de reflexões relacionadas aos pressupostos epistemológicos que sustentam os processos formativos no âmbito inicial e continuado, problematizando o contexto socioeducativo das políticas educacionais em diferentes espaços de formação.
Promove estudos e investigações que problematizam a Educação, os Saberes e as Culturas, priorizado formação dos sujeitos, a Sociodiversidade e as condições históricas. Entende os processos educativos em articulação com as demandas da sociedade, movimentos sociais, ações no campo da mobilização política e práticas de reivindicação por educação diferenciada e inclusão social. Trata a educação em suas múltiplas dimensões, articulando as ações coletivas dos sujeitos e suas representações, na produção dos saberes cotidianos.
Promove estudos e pesquisas sobre a Educação e Sociodiversidade na Amazônia, a partir de diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, com enfâse nos espaços educativos que visam à democratização da educação. Compreende estudos e pesquisas sobre processos educativos, em diferentes espaços e instâncias, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil. Abrange estudos sobre desigualdades educativas, educação popular, educação escolar indígena, educação e gênero, sobre as lutas por direitos educativos e nesse âmbito, pelo reconhecimento das diferenças dos sujeitos sociais. Estuda a inter-relação entre educação, formação de professores, práticas educativas a partir da construção social dos direitos educativos, os determinantes, as características políticas de formação de professores, com destaque para a educação básica, bem como a gestão dos sistemas de ensinos e das unidades escolares. Investiga as interfaces entre Educação, Saberes e Culturas, em meio à formação do sujeito, à Sociodiversidade e as condições históricas. Aborda questões relacionadas à construção do conhecimento, aos processos de ensino e aprendizagem e às práticas educativas.