Grupos de Pesquisa

Linha 1 – EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado

Líderes do grupo:  Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira; Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta

O grupo de pesquisa pretende investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência na realidade da Educação, em especial a Amazônica, nos espaços formais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no ensino superior, nos espaços não formais, incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e as articulações oriundas da teoria e da prática na atuação docente nas distintas modalidades de estágio na formação inicial e continuada como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas da identidade e da profissão do professor.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2067825319298776

Líderes do grupo:  Cilene de Miranda Pontes; Alcemir Arlijean Bezerra Teixeira

O grupo de pesquisa é formado por professores pesquisadores e alunos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Geografia, História, Letras, Matemática e Química do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST, da Universidade do Estado do Amazonas com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas que contemplem a construção de novas metodologias e novas práticas práticas no contexto da formação dos professores do Médio Solimòes, gerando com isso a ampliação de novos conhecimentos no contexto local e seu entorno na busca de adequar e fundamentar uma estrutura pedagógica tendo por base a cultura cabocla como pano de fundo para a efetivação de uma política e prática pedagógica voltada para os saberes amazônicos no contexto do Médio Solimões.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2708

Líderes do grupo:  Carolina Brandão Gonçalves; Cleusa Suzana Oliveira de Araujo

Com a criação do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação em Ensino de Ciências no Amazonas (DDCEECAM) pretende-se aprofundar os estudos sobre os processos de divulgação difusão da ciência, realizar eventos, produzir e publicar pesquisa pertinente ao tema, embasar os estudos relativos a divulgação científica realizados no âmbito da Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências no Amazonas, qualificar a formação do cientista e divulgadores do conhecimento científico da Região.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9229234605216054

Líderes do grupo: Josefina Diosdada Barrera Kalhil; Jorge de Menezes Rodrigues

O Grupo de Alernativas inovadoras para o ensino de ciência no amazonas(AIECAM)é uma associação de pesquisa certificada pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com sede na Escola Normal Superior, e vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/Mestrado Profissionalizante/UEA, Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia/UEA e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/UFMT/UEA/UFPA (REAMEC, cuja data de criação decorre do dia 01/11/2010,decorrente dos projetos de pesquisa dos professores pesquisadores, através dos projetos de pesquisa dos estudantes,vários processos e produtos foram originados, dentre eles meios e recursos didáticos , Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado. Atualmente, o AIECAM tive a participação de tres de seus integrantes em eventos internacionais representando a UEA no Instituto politecnico nacional de méxico e no Instituto da cidade de San luis potosi.Tambem crio LASERA.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3098261193936859

Pesquisador: Leonardo Dias da Fonseca

Criado em 2007, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) congrega professores-pesquisadores, estudantes dos cursos de pós-graduação e de graduação em educação e áreas afins e professores das redes municipal e estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro. Em sua organização o NIPHEI tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas no âmbito da história da educação, perscrutando intensificar, do ponto de vista interdisciplinar e interinstitucional, intercâmbios e interlocuções capazes de instigar reflexões de métodos de pesquisa, como também suscitar o aprofundamento do debate historiográfico no campo da história da educação.

Link para mais informações: https://niphei.rio.br/https://niphei.rio.br/

Líderes do grupo: Leni Rodrigues Coelho; Selma Barboza Perdomo

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em História como Prática Social (NuPPS), tem como objetivo construir a história como o exercício de uma prática social, a partir das memórias, dos vestígios e dos registros, sob perspectivas pessoais, sendo esta construção, importante para a compreensão das identidades. Os professores e estudantes do NuPPS, investigam a história e historiografia da formação inicial e continuada de professores, dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Além disso, procuram compreender as trajetórias de vida de intelectuais da área da saúde no estado do amazonas, bem como, contribuir com a análise das práticas, estruturas e representações da sociedade em relação aos processos de saúde e doença.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7498620950247890

Líderes do grupo: Leni Rodrigues Coelho;

A proposta envolve a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) em seus vários aspectos, tanto na historiografia da alfabetização de adultos – explorar interpretações ainda não vislumbradas, nos diferentes contextos históricos -, quanto no tempo presente. Ao desenvolver pesquisas acerca da temática, potencializaremos o debate em âmbito regional, nacional e internacional, bem como, buscaremos preencher lacunas historiográficas, já que esta discussão é mais potente em outras regiões, como o Sudeste, o Centro-Oeste e o Sul do país. Como objetivos geral, temos a intenção de analisar os movimentos e programas implementados, a partir da década de 1960 para alfabetizar adultos e a forma como impactaram ou impactam as práticas educativas e o processo de aprendizagem dos estudantes da EJA no Amazonas. Os específicos são: verificar os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA; identificar as origens sociais e as trajetórias escolares destes sujeitos; descrever os impactos que a EJA propicia na vida cotidiana dos estudantes; pesquisar como ocorre a formação inicial e continuada dos professores que atuam na EJA; evidenciar como os professores enfrentam a combinação docência e pesquisa e examinar se os professores se identificam com o público da EJA.

Líderes do grupo: Roberto Sanches Mubarac Sobrinho; Evelyn Lauria Noronha

Membro: Carolina Brandão Gonçalves

O grupo de pesquisa Infância e Educação no contexto Amazônico estuda o crescimento das investigações sobre as infâncias e as crianças a partir de matrizes teóricas e práticas investigativas oriundas de campos interdisciplinares que envolvem os estudos da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia, da Antropologia, da Educação e do Ensino, por meio das pesquisas tanto na graduação como na pós-graduação latu e stricto sensu, bem como na extensão. Com a sedimentação do grupo pretende-se fortalecer mais ainda os estudos e pesquisas realizados neste campo interdisciplinar, o que respaldará nosso compromisso com a infância e as crianças na Região Amazônica, buscando efetivar ações a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, com vistas a visibilidade e a garantia dos direitos das crianças como sujeitos sociais.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6519821762241129

Líderes do grupo: Danielle Mariam Araujo dos Santos; Vilma Terezinha de Araújo Lima

O Grupo EPISA é formado por professores doutores, mestres, especialistas, acadêmicos da UEA e pesquisadores de outras instituições. Tem como objetivo contribuir com a formação de professores da UEA, envolvendo Escolas Superiores, Centros e Núcleos, tomando como proposta teórico metodológica a interdisciplinaridade, principalmente no que tange a sustentabilidade e condições de ensino nas escolas Amazônicas. O grupo pretende formalizar parceria de pesquisa com profissionais da educação da rede pública.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7954679509554522

Líderes do grupo: Whasgthon Aguiar de Almeida; Saulo Cézar Seiffert Santos

O GEPECENF, esta vinculado à UEA. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, produzindo conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais. Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo. O grupo já produziu 12 obras e permanentemente publica artigos em revistas científicas.

Site: https://www.espacosnaoformais.com.br/

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4257306509267611

Membro: Ana Lúcia Goulart de Faria

No GEPEDISC as pesquisas se desenvolvem na intersecção da Educação com as Ciências Sociais. As diferenças socioculturais, sobretudo as de classe, gênero, etnia/cor, idade e geração constituem sua temática central. O GEPEDISC tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas (trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações e teses) voltadas para a compreensão das transformações que marcam as sociedades contemporâneas, especialmente aquelas voltadas para as relações de trabalho, fluxos migratórios, cursos da vida e ciclos educacionais, cultura e educação além do espaço escolar, e história da cultura (impressos, literatura, leitor/a, artes visuais, público), e para as dimensões sociais que organizam os princípios que constroem diferenças e as hierarquizam.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5364358810944176

Linha 2 – EDUCAÇÃO, SABERES E CULTURAS

Líderes do grupo: Mauro Gomes da Costa; José Vicente de Souza Aguiar

O Grupo de Estudos e Pesquisas Fundamentos da educação e ensino de ciências vincula-se às Ciências Humanas e Sociais, particularmente, a educação e o Ensino. Quanto à educação, abriga estudos e pesquisas interdisciplinares a partir das intersecções temáticas destas áreas com a educação, ao passo que a área do Ensino focalizaos estudos e pesquisas cujos focos são as teorias de ensino-aprendizagem, os procedimentos didático-metodológicos do ensino-aprendizagem e a práxis pedagógica docente, dentre outros, sob a ótica da Filosofia, da História e da Metodologia das Ciências. O eixo integrador dos estudos e pesquisas voltadas para a educação e o ensino é a busca da construção de um referencial teórico, didático-metodológico com vistas a subsidiar ações voltadas para a formação de recursos humanos os quais tenham como meta o desenvolvimento regional pautado pela autodeterminação dos grupos societais e pela valorização e respeito à diversidade sociocultural e educativa em múltiplos contextos.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0142616106053618

Pesquisadora: Kelly Christiane Silva de Souza

Este grupo de pesquisa é pioneiro na Universidade do Estado do Amazonas em trazer à luz as questões da educação inclusiva considerando a diversidade no contexto amazônico. As repercussões dos estudos desenvolvidos estarão voltadas para todos os níveis educativos, desde a educação infantil até o ensino superior. Especificamente, o grupo pretende desenvolver pesquisas que contemplem a diversidade e a inclusão dos estudantes nos âmbitos educativo, familiar, social e cultural. Nesta perspectiva, propõe-se contribuir na construção de conhecimentos sobre os múltiplos aspectos e fenômenos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem destes educandos. Os estudos serão desenvolvidos a partir de uma abordagem interdisciplinar que contribua com a formação de um profissional da educação capaz de planejar intervenções necessárias para a promoção da aprendizagem na e para a diversidade na perspectiva dos processos de inclusão e dos Direitos Humanos..

Link para mais informações:  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34344#identificacao

Líderes do grupo: Célia Aparecida Bettiol; Adria Simone Duarte de Souza

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia vincula-se ás Ciências Humanas abrangendo a educação, o currículo, o ensino e suas práticas no cotidiano dos espaços educativos. Contempla um repertório de pesquisas que buscam a reflexão sobre a formação de professores e seus múltiplos contextos de atuação, particularmente a escola indígena. Propõe-se sobre a realizar pesquisas interdisciplinares tendo como principal foco as sociedades indígenas e as implicações epistemológicas e pedagógicas decorrentes para a educação escolar indígena neste campo. Configura-se como um espaço de formação dos pesquisadores e busca fortalecer a consolidação da educação escolar indígena, particularmente, a formação de seus professores, e a pesquisa etnográfica nos seus diferentes contextos.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5773876602441343

Líder do grupo: Leonardo Ferreira Peixoto.

O grupo de pesquisa reúne pesquisadores, estudante de graduação e pós-graduação que atuam na Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga e do Programa de Pós-graduação em Educação. Partimos do pressuposto de que o amor não é um sentimento abstrato, mas um compromisso ético, político, estético e poético com os processos de “aprendizagensensinos” do outro. Entendemos currículo a partir do campo de estudos com os cotidianos escolares e criamos recentemente uma de rede de laboratórios e gruops de pesquisa em educação, imagens, sons e afetos com grupos de Pesquisa da UERJ, UFES, Unicamp, UFG, UFBA, entre outras instituições brasileiras e instituições da Argentina e Uruguai. O grupo de pesquisa também é vinculado ao GE Cotidanos: Éticas, Estéticas e Políticas da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação.

Link para mais informações:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6157469648675435

Líderes do grupo: Eglê Betânia Portela Wanzeler; Marcos André Ferreira Estácio

A criação deste Complexus se constitui como estratégia de religação, interiorização e internacionalização da produção e construção do conhecimento da UEA, que não apenas intenciona uma perspectiva dialógica, por isso mesmo complexa, como se propõe ao estabelecimento de uma relação mais próxima, ética e responsável com a sociedade, o planeta, seus problemas e suas necessidades e demandas, bem como à construção e produção do conhecimento, articulando as diferentes áreas de conhecimento científico aos saberes, práticas e culturas dos povos da Amazônia. Por conseguinte, deve ser compreendido como espaço articulador das diferentes áreas do conhecimento científico, disciplinar, inter e transdisciplinar, cujo princípio se baseia na complexidade e no respeito à diversidade sociocultural e linguística da Amazônia. Além disso, o Complexus objetiva desenvolver na Universidade do Estado do Amazonas, atividades voltadas para a realização de estudos, extensão e pesquisas avançadas e transdisciplinar.

Link para mais informações : dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3568714478903830

Líderes do grupo: Rita de Cassia Fraga Machado; Nima Imaculada Spigolon

VISÃO: Nossa intenção é a de discutir sobre Educação e Amazônia que envolve o trabalho das Mulheres, diversidades e dos feminismos na Amazônia, latentes também no cenário de lutas feministas de participação em todo o Brasil. Trata-se também de um núcleo de pesquisa e extensão que trabalha com Mulheres, Educação, EJA e Comunicação e Participação Comunitária. MISSÃO Contribuir com a formação de pesquisadores sobre as questões sociais e políticas em relação ao mundo com a cultura popular. Nossa proposta metodológica é a de pesquisa-ação, seguindo seus princípios e fundamentos teóricos na linha da teoria crítica. Neste sentido este grupo, através da pesquisa investigará a trajetória de lutas em que as mulheres e homens são sujeitos da história na humanidade com um olhar específico para a Amazônia feminina marcada ainda pela opressão, dominação e desigualdades nas relações sociais e feminismos na sociodiversidade.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3826306337443307

Líderes do grupo: Paulo de Tássio Borges da Silva; Naíssa de Carvalho Rajão

O grupo de pesquisa dedica-se a estudos em currículo com foco nas formas como a diferença é espraiada nas políticas e formação de professores(as), englobando políticas públicas e teoria curricular, assim como os sentidos produzidos nas escolas. Teoricamente, o grupo dialoga com autores pós estruturais e pós-coloniais. Os projetos atualmente em curso, que articulam pesquisadores e mestrandos(as) são: I. políticas curriculares em Educação Escolar Indígena; II. Linguagem, cultura e Diferença; III. estudos curriculares com foco na diferença em matriz pós-estrutural e pós-colonial; IV. Ensino e Relações étnico-raciais.

Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2336493677010780

Programa de Pós-graduação em Educação

Vinculado à Escola Normal Superior