Internacionalização

Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED

  • Acordo com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem desenvolvido os seus acordos de Cooperação e Intercâmbio, possuindo relações estabelecidas com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, formado por reconhecidas Universidades brasileiras, na qual manifesta concordância com as regras para o desenvolvimento do Programa e com os termos e disposições do Edital GCUB N° 001/2022,  para ingresso em 2023. O objetivo deste edital é regulamentar a seleção de candidatos(as) para a atribuição de bolsas oferecidas por universidades brasileiras associadas ao GCUB, no âmbito do Programa GCUB de Mobilidade Internacional – GCUB-Mob.

Para mais informações acessar: Edital GCUB Nº 001/2022 e o Termo de Compromisso Institucional- Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB

  • Termo de Cooperação entre o PPGED/UEA e a Universidade de Licungo, Moçambique

Foi firmado no dia 30 de outubro de 2024, entre a Universidade do Estado do Amazonas, com a presença de nosso Vice-Coordenador, Prof. Dr. Mauro Gomes da Costa, e o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação/Propesp e Professor do Programa, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, e a Universidade Licungo um termo de cooperação, o qual tem por objetivo desenvolver cooperação educacional e acadêmica com base na igualdade e reciprocidade e promover parcerias sustentáveis e entendimento mútuo entre as Partes. Esse termo vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos, a contar da data da última assinatura.

Para mais informações acessar: TERMO DE COOPERAÇÃO

Intercambistas

Em 2023, o curso participou do Edital GCUB-Mob Nº 001/2023, lançado pelo GCUB/BRASIL, e selecionou para o ano de 2024, uma acadêmica colombiana para a linha de pesquisa em Educação, saberes e cultura (Linha 2), Mayra del Socorro Nazate Perenguez , natural de Carlosama, departamento de Nariño, com formação em Licenciatura em Filosofia e letras pela Universidade de Caldas, Manizales, de Colômbia.

Sou uma estudante indígena da Colômbia, atualmente cursando um mestrado em Manaus, Brasil. Ao longo da minha trajetória acadêmica, tive a oportunidade de participar de eventos nacionais que trouxeram uma contribuição significativa para a minha formação e para o fortalecimento do conhecimento na minha área de estudo. Além do aprendizado acadêmico, essas experiências me permitiram conhecer diferentes perspectivas, trocar conhecimentos com outras pessoas e aprofundar minha compreensão sobre a cultura local. O contato com novas realidades tem sido enriquecedor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, fortalecendo minha identidade e ampliando minha visão de mundo.

Em 2022, o curso participou do Edital GCUB-Mob Nº 001/2022, lançado pelo GCUB/BRASIL, e selecionou para o ano de 2023, um acadêmico angolano para a linha de pesquisa Educação, Formação de Professores e práticas educativas (Linha 1), Octavio Bengui Jose Hinda, natural de Cacuaco, Província de Luanda, com formação em Licenciatura em Ensino de História pela Escola Superior do Bengo, comuna de Caxito, Província do Bengo, Angola.

O primeiro contato com a Universidade foi estranho, porque veio de uma realidade diferente a do Brasil, mas com andar do tempo me adaptei, às realizações de conferências, colóquios, produções de artigos, são dinâmicas impressionantes que contribuíram e fortaleceram-me enquanto pesquisador.

Uma das oportunidades foi a possibilidade de viver uma experiência no Estado da Bahia, pois recebi um convite do Prof.Dr. Gabriel Nascimento, coordenador do grupo de estudo Raciais e estudos raciais na Linguística, afeto a Universidade Federal do Sul da Bahia, a minha orientadora entendeu a importância dessa vivência e favoreceu, com anuência da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação ” PPGED” da Universidade do Estado do Amazonas. Permitiu-me compreender sobre à temática, visto que foi principalmente nesse Estado onde começaram a surgir os movimentos que defendiam desde já a inclusão da História da África e afro-brasileira no currículo escolar brasileiro, então era importante percebermos essas discussões e relavâncias do estudo sobre práticas pedagógicas plurirracial. Não ficamos por aí, tive visitas em outros espaços, mas voltadas as espiritualidades de matriz africanas, como em terreiro de Candomblé e de Candomblé Angola.

Programa de Pós-graduação em Educação

Vinculado à Escola Normal Superior