Endereço
Rua Codajás, 24
Cachoeirinha - Manaus - AM
CEP 69065-130
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 16h
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) abriu inscrições para o Simpósio Pi’ra 2025: Panorama e Desafios sobre Hanseníase, Doenças Dermatológicas Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Amazonas, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto no Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), localizada no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
Os interessados já podem acessar o site https://www.piraamazonasfuham.com.br/ para inscrições e todas as informações relacionadas a este evento científico que faz parte da programação dos 70 anos da Fuham.
O Pi’ra 2025 tem como objetivo apresentar um panorama e desafios relacionados à hanseníase, ISTs e doenças dermatológicas negligenciadas no Estado do Amazonas, áreas em que a Fuham possui largo conhecimento científico, acumulado ao longo desses anos de atuação.
Na programação do Simpósio, os participantes terão oportunidade de assistir a palestras com profissionais de renome no cenário nacional e internacional, abordando desde o panorama global da hanseníase, a situação desta endemia na Amazônia Legal e os desafios envolvendo a resistência medicamentosa; além de temas importantes envolvendo câncer de pele, leishmaniose, esporotricose, Infecções Sexualmente Transmissíveis e o Programa Dermato Saúde Amazonas, experiência de sucesso executada pelo Fuham em todo Estado.
A programação completa, com os temas e palestrantes, está disponível no site do evento, na sessão “Programação”.
Inscrições
Para os interessados, as inscrições devem ser realizadas exclusivamente acessando o site do evento: https://www.piraamazonasfuham.com.br/, com valores de R$ 50,00 para profissionais e R$ 25,00 para estudantes de graduação, pós-graduação e residentes (que devem apresentar comprovante, conforme instruções no site).
Servidores, colaboradores, estagiários, bolsistas e voluntários da Fuham são isentos do valor de inscrição (mediante comprovação de vínculo), mas também precisam efetivá-la pelo site.
Submissão de trabalhos
O Simpósio terá uma sessão dedicada à apresentação de trabalhos científicos. Os interessados podem submetê-los até o dia 15/08, seguindo as orientações que constam no site, sessão “Trabalhos”. Para isso, devem encaminhar resumo e o trabalho, de acordo com modelo e instruções disponíveis no site.
Os selecionados serão apresentados aos participantes do Simpósio, no formato “e-Poster”, além de serem automaticamente aprovados para serrem publicados na revista científica da UEA, Ciências da Saúde da Amazônia, a qual tem como objetivo divulgar artigos científicos que contribuam para o conhecimento acadêmico e profissional das áreas das ciências da saúde.
Mas afinal, por que Pi’ra?
O nome escolhido para o Simpósio Pi’ra 2025, se deve ao significado desta palavra. Em língua geral indígena, Pi’ra, significa “pele”, e nada melhor que esta denominação para dar nome a um evento tão importante para a instituição que há 70 anos cuida da pele e da saúde dos amazonenses e brasileiros.
Além deste significado, a fonte, ou seja, o tipo de letra escolhido para a logomarca oficial do evento, também tem uma ligação com a cultura indígena do nosso país. Da família Ufes Sans, a fonte foi criada por um projeto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que dentre várias ações, expandiu o suporte a algumas línguas indígenas brasileiras (Guarani, Maxakali, Patxôhã e Tupi antigo), considerando desafios tipográficos específicos dessas línguas.
Em tipografia e design, “suporte” para fontes refere-se à capacidade de uma fonte exibir de forma correta os caracteres e símbolos necessários para um determinado idioma ou sistema de escrita. Isso inclui letras com acentos, caracteres especiais, símbolos e outros que podem variar entre idiomas e regiões. Deste modo, a Ufes Sans permite que seja escrito em meios digitais, palavras e expressões particulares de línguas indígenas.
Créditos de texto e imagem: ASSCOM FUHAM.