FUHAM encerra programação dos 70 anos com presença de apoiadores, estudantes e instituições parceiras

Simpósio de doenças negligenciadas reuniu profissionais e alunos das áreas de saúde de Manaus e outros lugares

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia (PPGCAD) organizou o Simpósio Pi’ra: Panorama e Desafios Sobre Hanseníase, Doenças Dermatológicas Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Amazonas, entre os dias 28 e 29 de agosto, encerrando a programação dos 70 anos da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham). O evento aconteceu no Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e, reuniu autoridades e representantes de instituições parceiras.

Em dois dias de simpósio, assuntos ligados à dermatologia geral e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), trouxeram nomes como o do representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Subbanna Jonnalagada, o qual falou sobre os desafios globais da hanseníase. O médico Erwin Schurr, da Universidade McGill – Montreal, Canadá, que abordou a resistência à infecção por Mycobacterium tuberculosis, destacando importantes tópicos sobre o tema.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FUHAM, Profa. Dra. Graça Barbosa, disse que o simpósio superou expectativas. “Superou porque a gente teve palestrantes externos, internacionais, assim como os nossos palestrantes brasileiros. Para além disso, a gente apresentou os trabalhos dos alunos de iniciação científica. A FUHAM, nesses 70 anos, tem feito trabalho de excelência e isso foi um reflexo do que a gente viu aqui”, afirmou Graça Barbosa.

A Profa. Maria Luiza Bazzo, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, palestrante que abordou a resistência de medicamentos em infeções genitais, falou da importância de se ter parceiros do porte da  no Norte do país. “Eu vejo uma fundação (Alfredo da Matta) extremamente comprometida com saúde pública, uma fundação que faz a diferença para esse público do estado do Amazonas. A gente pode observar que a grandeza do Alfredo da Mata está nas pessoas que aqui trabalham. Aqui, tem profissionais muito bem formados e comprometidos com saúde pública”, afirmou a professora Bazzo.

O simpósio pi´ra foi um espaço de debate crucial, focado no enfrentamento da hanseníase e de outras doenças de pele e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que ainda representam um desafio significativo na região. O evento contou com a participação de pesquisadores, docentes e mestrandos do Programa PPGCAD, além de especialistas reconhecidos nacionalmente nas áreas de dermatologia, infectologia e saúde pública, que compartilharam conhecimentos, discutiram estratégias e fortaleceram a rede de colaboração para a saúde pública no Amazonas.

A iniciativa reforça o compromisso do PPGCAD em integrar o conhecimento acadêmico com as necessidades de saúde da população, promovendo a troca de experiências e a busca por soluções eficazes para as doenças negligenciadas na Amazônia.

Créditos de texto e imagem: ASSCOM FUHAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *