Endereço
Rua Codajás, 24
Cachoeirinha - Manaus - AM
CEP 69065-130
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 16h
Durante esta semana, pesquisadores e bolsistas do Programa de Apoio à Formação em Ciências Dermatológicas (Proderm) reúnem-se para uma agenda de atividades, com destaque ao Seminário de divulgação de resultados parciais.
Como parte das atividades dedicadas nesta semana, ao Programa de Apoio à Formação em Ciências Dermatológicas – Proderm/RH da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), foi realizado nos dias 15 e 16 de julho, no Auditório Damião Litaiff, sede da Fuham, o Seminário de Avaliação Parcial dos bolsistas do Proderm/RH, evento que contou com a participação dos seis Pesquisadores Visitantes Nacionais (PVNs) e quatro bolsistas de apoio técnico que atuam pelo Proderm, em diversos projetos e atividades de ensino e pesquisa na Fuham.
O Proderm é fruto de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre Fuham e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estados do Amazonas (Fapeam), o qual viabiliza bolsas para pesquisadores e bolsistas. Nos dois dias de Seminário PVNs e bolsistas apresentaram os resultados parciais das atividades que cada um está envolvido; explanando os objetivos, os resultados obtidos até então e as perspectivas de projetos que podem ser desenvolvidos.
“Cada um deles [pesquisadores e bolsistas] tem alguns objetivos, que é justamente dar apoio à pós-graduação, o mestrado; dar suporte à pesquisa na Fuham, nos seus diversos projetos, na elaboração de novos projetos, e eles se inserem nas atividades de ensino e pesquisa da instituição, dando esse suporte, viabilizando, por exemplo, treinamentos nas instituições onde eles atuam”, explica a diretora de ensino e pesquisa da Fuham Maria das Graças Barbosa.
A médica e doutora em saúde pública Angélica Espinosa Barbosa Miranda é uma das PVNs do Proderm. Segundo a especialista, o seminário foi uma importante oportunidade de intercâmbio entre os PVNs e profissionais da Fuham.
“Esse seminário parcial para prestação de contas foi super importante, porque deu visibilidade a todas as ações que estão sendo feitas, porque às vezes a gente está trabalhando nas ‘caixinhas separadas’ e não sabe o que o outro está fazendo. Então, deu uma ideia geral de que podem surgir outras colaborações com outros pesquisadores, com outros profissionais aqui da Fuham e também avaliar se a gente está num rumo certo ou não; mas eu acho que muitas novas ações vão surgir a partir desse momento. Foi muito bom e muito produtivo”, ressalta.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes da Silva, destacou a importância da parceria com a Fuham por meio do Proderm e ressaltou com entusiasmo sobre o objetivo geral do Programa. “Na área da saúde, com o Proderm, o objetivo é a formação de recursos humanos altamente qualificados e, consequentemente, o que nós temos é um serviço mais aprimorado; isso é fundamental, porque pessoas altamente qualificadas prestam um serviço diferenciado para a população; e isso por meio da busca, da pesquisa, dos novos conhecimentos. É uma parceria que nos dá muito orgulho, porque aqui nós temos profissionais de excelente nível e que vem não só agora, mas ao longo de vários anos prestando um serviço de excelência”, destaca.
Com o término do seminário, a semana dedicada ao Proderm segue até a próxima sexta-feira (18/07), com reuniões de avaliação e alinhamento de ações, envolvendo os PVNs, bolsistas, e profissionais envolvidos em projetos de pesquisa da instituição.
Texto e imagens: ASCOOM FUHAM.