DICAS DE LEITURA!

O primeiro capítulo tem como título “Excitações e contentamentos (in)adequados entre educações em ciências, malabarismos e música em modos inventivos na universidade”, tendo como autorias Hívina Dorzane Machado, Stivisson Menezes Correia e Caroline Barroncas de Oliveira, pósgraduandos e professora – respectivamente – da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tecendo diálogos entre a arte circense e a criação na docência, o texto movimenta-se a partir da relação entre malabarismo, música e educação em ciências na universidade, focando na importância do corpo engajado em processos de aprendizagens. A oficina de malabarismo “Laboratório Rojo: consonâncias” foi o território a ser percorrido nas escritas, permeando experimentações de novas formas de ensino e de aprendizado de professores, professoras e estudantes que rompa com a rigidez acadêmica ao incorporar movimentos e 10 afetos. Leituras como as dos filósofos como Spinoza e Deleuze foram importantes interlocutores no estudo, enfatizando como o corpo e a mente atuam juntos na construção do conhecimento. Buscou-se, assim, evidenciar as potências que valorizem o movimento, a coletividade e o improviso.

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