Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia e o extinto Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia-PPGEEC
O atual Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia tem sua história ligada ao extinto Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia-PPGEEC, este aprovado pela Capes, em 2005, na modalidade profissional, cuja primeira turma iniciou em 2006 com 19 mestrandos. O mestrado foi criado exclusivamente por professores da UEA, o qual funcionou como Mestrado Profissional até 2010, titulando um total de 72 mestres no período de 2006 a 2010. Na 114ª Reunião do CTC-ES, em 2009, a Capes aprovou o Mestrado Acadêmico Educação em Ciências (Portaria MEC n. 1.045, de 18 de agosto de 2010), o qual iniciou as atividades no ano de 2011 e foi inserido no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG em 2012. No período de 2011 a 2019 o mestrado perfaz um total de 139 titulados. Na avaliação quadrienal (2013-2016) obteve a nota 5 na área de Ensino. O mestrado possui uma área de concentração e duas linhas de pesquisa.
Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências na Amazônia Universidade do Estado do Amazonas-UEA
É reconhecido pela CAPES e se constitui em um espaço acadêmico de reflexões sobre o Ensino de Ciências na Amazônia, especialmente sobre a educação em Ciências na Amazônia, propondo-se a formar profissionais para integrar quadros docentes de Instituições de Ensino Superior da Região Amazônica, construindo quadros próprios especializados, qualificando-os para o desenvolvimento de pesquisa, inclusive com seus alunos de graduação, a fim de estimular essa atividade desde o início do curso de licenciatura, em especial aos docentes que atuam nas licenciaturas, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na Região Amazônica. Em 2025, são 86 os mestrandos em processo de formação – 19 em fase de defesa de dissertação (turma 2023), 29 em fase de qualificação (turma 2024) e 38 matriculados que iniciará cursando disciplinas obrigatórias (turma 2025).
Recentemente o PPGEEC aprovou o curso de Doutorado em Educação em Ciências na Amazônia, previsto para início em 2025.
Objetivos:
I. Formar docentes pesquisadores, em nível de mestre ou doutor, na área de Ensino, tanto em termos teóricos quanto didático-metodológicos de pesquisa, para atuação no ensino e na produção de conhecimentos, dando ênfase às questões da Amazônia.
II. Contribuir efetivamente para a formação dos formadores de professores que atuam nas licenciaturas em Ciências Naturais, Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e áreas afins. Considerando os questionamentos a respeito da necessidade de investimento em um processo formativo que busque a caracterização do ensino de Ciências por um viés mais acadêmico, cujo foco prioriza não somente a geração de processos e produtos para otimização do ensino, mas também o redimensionamento da ciência para além do ensino, a partir da busca de consolidação da interface educação-ciência, adotando como eixo mediador a construção de uma cidadania que, efetivamente, seja para a vida.
Mestre e Doutor em Educação em Ciências, pós-graduado da UEA
É o profissional que contribui para a melhoria do Ensino de Ciências na Amazônia, a partir de uma das duas vertentes: desenvolvendo estudos sobre situações relacionadas ao processo de formação de professores de Ciências; avaliando, elaborando, implantando e implementando meios e recursos didático-pedagógicos centrados no ensino de Ciências Naturais, de Biologia, de Matemática, de Química e de Física.
Atualmente o programa tem 10 (dez) grupos de pesquisa atuantes, os quais são liderados pelos docentes do Mestrado.