Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Pesquisa Narrativa
O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Este estudo revisa produções acadêmicas (2007–2018) sobre o uso de pesquisas narrativas na formação docente em Educação em Ciências e Matemática. A partir da análise de 29 artigos selecionados em 11 revistas científicas, foram identificadas distintas abordagens metodológicas: o uso das narrativas como método ou estratégia investigativa, com dois principais tratamentos dos dados – paradigmático e narrativo. Os resultados evidenciam a necessidade de maior clareza e rigor teórico-metodológico na condução desse tipo de pesquisa.
EXPERIMENTAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS: MODOS DE TRANSVER A AMAZÔNIA E A MULHER AMAZÔNIDA
Entre dizeres, poemas, imagens e cartões-postais, movimentamos o desejo de inventar outras Amazônias e multiplicar as ideias de mulher amazônida. Neste trabalho, tecemos pensamentos por meio de um recorte formativo de duas mestrandas do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC), ao arquitetar modos inventivos de desenvolver o Impacto Social. Este elemento mencionado foi organizado através de uma experimentação com palavras e imagens com acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado do Amazonas. Alinhadas à escrita de si foucaultiana (1992) e a transvisão manoelina (1996), discutimos os modos acostumados de ver e dizer a Amazônia e a mulher amazônida, destacando os efeitos para a docência. A escrita de si mobilizada pela experimentação é potência no deslocamento das fixações que nos habitam, na mesma medida que é reinvenção de uma Amazônia, como também de uma mulher amazônida borrada, proporcionando constituições múltiplas, menores, singulares.
PESQUISA NARRATIVA E (AUTO)BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Este artigo analisa o estado da arte acerca da pesquisa narrativa e (auto)biográfica, bem como da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos foram conhecer os aportes teóricos e metodológicos adotados por essas pesquisas e registrar o que essas investigações mostraram a respeito da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais. As pesquisas pautam-se por um contar, sendo calcadas na subjetividade. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia de análise mais presente nas pesquisas analisadas, em conjunto com procedimentos como diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Identificamos a existência, na formação para o ensino de ciências, de um anseio por formações continuadas que atendam às reais necessidades docentes.
UM PROFESSORAR EM QUÍMICA EM TEMPOS DE COVID-19
O presente artigo tem por objetivo narrar experiências vivenciadas enquanto professora de Química na rede pública de educação do Amazonas, durante a pandemia de Covid-19. Neste trabalho, adotamos a Filosofia da Diferença como abordagem teórico-metodológica, utilizando especialmente as ferramentas conceituais oriundas das contribuições de Michel Foucault (1987); (1992); (2006); (2008). As narrativas compõem uma dissertação de mestrado, impulsionada pela necessidade de compreender o ocorrido. Optamos por organizá-las em “eras”, um conceito inspirado na poesia de Manoel de Barros (2010), que simboliza diferentes fases da vida. Cada “era” aqui representa um período distinto, visando destacar registros pontuais de cada ano vivenciado, enquanto buscamos um lugar de novos olhares, correr riscos, reinventar, experimentar e transformar o sujeito lesionado em um sujeito cicatricial. Por meio dessas narrativas, fomos levados a refletir sobre os desafios enfrentados durante a pandemia, revelando possíveis clarões para os pensamentos inflamados ao longo desta jornada desafiadora.
Espaços não formais
Em desenvolvimento…
Disciplinas eletivas
A educação inclusiva no ensino de ciências e matemática
Perspectivas Ecofenomenológicas para Educação e Ensino de Ciências
Processos Cognitivos da Didática do Ensino de Ciências
Seminário de Pesquisa: Enfoque na Pesquisa Qualitativa
Tópicos Filosóficos e Didático no Ensino de Ciências
Seminário de Pesquisa: Aportes Teóricos e de Procedimentos
Transdisciplinaridade, Ecoformação e Cultura Amazônica
Etnobiologia e Ensino de Ciências
Processos Criativos na Formação de Professores de Ciências
Artes, Conhecimento e Divulgação Científica
Cartografia e o Ensino de Ciências: uma experiência metodológica de pesquisa
Bases Epistemológicas do Ensino de Ciências
Comunicação Medialógica e Divulgação Científica.
Educação Ambiental e Ensino de Ciências
Ensino de Ciências em Espaços Não Formais.
Fundamentos e Ensino de Matemática
Instrumentação para o Ensino de Ciência.
Narrativas (auto)biográficas na Formação de Professores em Ciências