Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Oportunidades acadêmicas 2025 – Clique aqui
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Alcides de Castro Amorim Neto e Aldeneia Soares da Cunha
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS – AMAZONAS
Autores: Mateus de Souza Duarte e José Camilo de Souza
ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Autores: Adriane Gomes de Moura Lima, Hiléia Monteiro Maciel-Cabral e Cirlande Cabral da Silva
O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Autoras: Caroline Barroncas de Oliveira e Maria Clara da Silva-Forsberg
O USO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM
Autores: Mateus de Souza Duarte e José Camilo de Souza
O ENSINO DA CATEGORIA GEOGRÁFICA “LUGAR”
Autores: Gelciane da Silva Brandão e José Vicente de Souza Aguiar
O MUNDO VIVIDO DA CRIANÇA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE SUA VIVÊNCIA NAS ENCHENTES AMAZÔNICAS
Autores: Taissa de Paula Brandão, José Vicente de Souza Aguiar e Maria Clara Silva-Forsberg
A TRANSIÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PROCESSORES EDUCADORES
Autores: Rachel Andriollo Trovarelli, Vivian Battaini e Marcos Sorrentino
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO
Autores: Jade Cristina Corrêa Peixoto, José Vicente de Souza Aguiar e Maria Clara Silva Forsberg
CURRÍCULO: um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
Autores: Silvia Pantoja de Souza e Lucinete Gadelha da Costa
DEAF CURRICULUM: THE STRUGGLE AGAINST THE HEGEMONY OF INCLUSIVE HEARING
Autores: Jackson da Silva Vale, Lucinete Gadelha da Costa e Debora Rocha de Souza Vale
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO E DE PROFESSORES INDÍGENAS: entre avanços e retrocessos, diálogo necessário
Autores: Whasgthon Aguiar de Almeida e Romy Guimarães Cabral
IMAGENS QUE FALAM
Autora: Lucélida de Fátima Maia da Costa
SALA DE AULA INVERTIDA: A ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Autores: Viviane de Lima Benevides, Alcides de Castro Amorim Neto e Maud Rejane de Castro e Souza
VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR DE UMA MESTRANDA
Autores: Ray Ely Nobre e Souza e Mauro Gomes da Costa
A ÁGUA E A VISÃO INTEGRADA ENTRE NATUREZA-SOCIEDADE E TECNOLOGIA: ANÁLISE DA BNCC
Autores: Joisiane da Silva Feio e Mauro Gomes da Costa
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Tânia Lopes dos Santos Brasil, Josefina Diosdada Barrera Kalhil e Lucinete Gadelha da Costa
BASE NACIONAL COMUM – FORMAÇÃO E CUIDADO DE SI: a (im)possibilidade de professorar
Autores: Mônica de Oliveira Costa, Caroline Barroncas de Oliveira e Monica Silva Aikawa
ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A MOBILIZAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS: IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO AMAZONAS
Autoras: Mara Dalila Ferreira de Araújo e Lucélida de Fátima Maia Costa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DIRECIONAMENTO E DESDOBRAMENTOS
Autores: Mara Rykelma da Costa Silva, Maria Clara Silva-Forsberg e Laura Isabel Marques Vasconcelos Almeida
IMPORTÂNCIA DA CONSIDERAÇÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS NA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Autores: Lucélida de Fátima Maia da Costa e Evandro Ghedin
INSERÇÃO SOCIAL E MODOS DE FUNCIONAMENTO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Autores: Mônica de Oliveira Costa, Caroline Barroncas de Oliveira, Ana Patrícia de Souza Azevêdo, Thalita Maciel Meleiro Lima e Gabriel da Silva Bentes
MODELANDO O TAMANHO DE UMA CANOA, EM DIÁLOGOS COM SABERES TRADICIONAIS
Autores: Morane Almeida de Oliveira, José Vicente de Souza Aguiar e Itamar Miranda da Silva
O PENSAMENTO ÉTNICO-RACIAL: O SABER CIENTÍFICO, AS NORMAS LEGAIS E A EDUCAÇÃO
Autores: José Vicente de Souza Aguiar, Kelly Almeida de Oliveira e Izaura Rodrigues do Nascimento
A AÇÃO MEDIADORA COMO ESTRATÉGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores: Gracineide Carvalho de Oliveira e Jorge de Menezes Rodrigues
AS IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INDÍGENAS DE UMA ESCOLA DO AMAZONAS
Autores: Maria Raimunda Martins Santos e Whasgthon Aguiar de Almeida
EXPERIÊNCIAS QUE MARCARAM A VIDA E A FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autores: Leandro Barreto Dutra e Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTAGIÁRIOS, PROFESSORA ORIENTADORA E SUPERVISORA EM DIÁLOGO
Autores: Vivian Battaini e Leila Fernanda Valeriano de Moraes
EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Autores: Luciane Lopes de Souza, Matheus Figueira Imbiriba, Silvia Regina Sampaio Freitas e Sandro Augusto Regatieri
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MOBILIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS
Autores: Lucélida de Fátima Maia da Costa, Júlio Cesar Marinho da Fonseca, Eliomar Azevedo Guerreiro e Sávio Pimentel da Costa
FRAGMENTOS ARQUEOLÓGICOS ENCONTRADOS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM: CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores: Lucélida de Fátima Maia da Costa e David Carvalho Machado
FASES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE BONS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autores: Leandro Barreto Dutra e Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
HEAL -THE SYSTEM” E O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CONCEITOS EM VIROLOGIA
Autores: Vanessa Oliveira de Soyza, Luciane Lopes de Souza, Raimundo Correa de Oliveira e Silvia Regina Sampaio Freitas
IMPACTO DOS LABORATÓRIOS MÓVEIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS/AMAZONAS
Autores: Ana Carolina Queiroz de Vasconcelos Santos, Camila Leiva Barrionuevo, Kaik dos Santos Caldas, Josefina Barrera Kalhil.
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autores: Dandiele Cavalcante da Silva, Luciane Lopes de Souza e Silvia Regina Sampaio Freitas
O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MANAUS/AM
Autores: Viviane de Lima Benevides e Alcides de Castro Amorim Neto
PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO, COM MELIPONÍNEOS BRASILEIROS
Autores: Klilton Barbosa da Costa, Luciane Lopes de Souza e Silvia Regina Sampaio Freitas
REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA AUTORAL ACADÊMICA: POR UMA ANTROPOFAGIA ENDOSSIMBIÔNTICA
Autores: Leandro Barreto Dutra e Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
ANÁLISE DE EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR – UEA
Autores: Rosilene Gomes da Silva Ferreira, Hiléia Monteiro Maciel Cabral e Jéssica da Cruz Chagas
A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS
Autores: Kenny de Souza Rocha e Maria Clara da Silva Forsberg
APLICAÇÃO DO MODELO HÍBRIDO DE ENSINO: UM RELATO SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES
Autores: Karoline Reis Pinheiro e Alcides de Castro Amorim Neto
ATRAVESSADOS PELA COVID-19, ACONTECIMENTOS QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MUITO MAIS
Autores: Hannyn Barbara Alves Garcia, Caroline Barroncas de Oliveira e Mônica de Oliveira Costa
CERÂMICAS ARQUEOLÓGICAS COMO UM POSSÍVEL ORGANIZADOR PRÉVIO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Autores: David Carvalho Machado e Lucélida de Fátima Maia da Costa
CORPO-MULHER AMAZÔNIDA
Autoras: Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa e Monica Silva Aikawa
DE OLHO NO CÉU: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA COM AS CRIANÇAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL MANAUARA
Autores: Alexandra Nascimento de Andrade, Adana Teixeira Gonzaga e Carolina Brandão Gonçalves
EXPERIMENTAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS: MODOS DE TRANSVER A AMAZÔNIA E A MULHER AMAZÔNIDA
Autores: Fabiane Andrade Batista, Hívina Dorzane Machado e Mônica de Oliveira Costa
ELEMENTOS DA NATUREZA COMO MOBILIZADORES DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores: Gecenilda Neves Lira e Lucélida de Fátima Maia da Costa
ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Mara Dalila Ferreira de Araújo e Lucélida de Fátima Maia da Costa
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: REFLEXÕES INICIAIS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO AMAZONAS
Autores: Vivian Battaini, Rodrigo Machado e Maria Henriqueta Andrade Raymundo
“EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA ”: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores: Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Luciélio Marinho da Costa e Lucinete Gadelha da Costa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS EMERGENTES NO ESTADO DO AMAZONAS
Autores: Maria Izabel Barbosa de Sousa e Lucinete Gadelha da Costa
INVESTIGAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES HIPOTÉTICO-DEDUTIVAS POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DE VARIÁVEIS COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ
Autores: Willian Miguel Pereira Ramos e Josefina Diosdada Barrera Kalhil
NARRATIVAS DIGITAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTES EM GRUPOS DE WHATSAPP
Autores: Whasgthon Aguiar de Almeida, Raimundo de Jesus Teixeira Barradas e William Costa da Silva
O DISCURSO BIOLÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS NA QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Autores: Hívina Dorzane Machado, Caroline Barroncas de Oliveira, Monica de Oliveira Costa e Maria Clara da Silva-Forsberg
O ENSINO DE CIÊNCIAS COLABORATIVO E INCLUSIVO PARA ESTUDANTES COM SURDEZ: O DESPERTAR CIENTÍFICO
Autores: Fabrício Heitor Martelli, Lorena Oliveira de Sousa, Whasgthon Aguiar de Almeida e Ana Cláudia Kasseboehmer
O ESTADO DA ARTE EM PESQUISAS SOBRE O USO PEDAGÓGICO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO AMAZONAS.
Autores: Alessandra Trindade Cid Barros, Luciane Lopes de Souza e Silvia Regina Sampaio Freitas
OS ESTILOS DE PENSAMENTOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM BIODIVERSIDADE NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TUPÉ
Autores: Fernanda Feitoza de Oliveira e Maria Clara Silva-Forsberg
O ENSINO DE BIOLOGIA EM ESPAÇO NÃO FORMAL: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE BIODIVERSIDADE NO MUSEU DA AMAZÔNIA
Autores: Olivia Gonçalves Temório, Jéssica Chagas e Rosilene Gomes da Silva Ferreira
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
Autores: Juliana Barros Carvalho e José Vicente de Souza Aguiar
POR UMA DOCÊNCIA AMAZÔNIDA DA ESCUTA
Autores: Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa, Monica Silva Aikawa e Stivisson Menezes Correia
PROJETO CASULO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JURUTI – PARÁ
Autores: Gecenilda Neves Lira e Lucélida de Fátima Maia da Costa
PESQUISA NARRATIVA E (AUTO)BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Autores: Fernanda Feitoza de Oliveira e Maria Clara Silva-Forsberg
PROCEDIMENTOS FENOMENOLÓGICOS DE PESQUISA NA COMUNIDADE N. SRA. APARECIDA DO MIRITI NO MUNICÍPIO DE PARINTINS, AM, BRASIL
Autores: Gelciane da Silva Brandão e José Vicente de Souza Aguiar
REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA
Autores: Kenny de Souza Rocha e Lucélida de Fátima Maia da Costa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS
Autores: Jecicleide Oliveira do Nascimento e Alcides Amorim de Castro Neto
UTILIZAÇÃO DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM FOCO RECREATIVO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MATEMÁTICA
Autores: Karoline Reis Pinheiro e Alcides de Castro Amorim Neto
UM PROFESSORAR EM QUÍMICA EM TEMPOS DE COVID-19
Autoras: Thalita Maciel Melero Lima e Caroline Barroncas de Oliveira
UMA DOCÊNCIA NAVEGANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autoras: Ana Patrícia Azevedo, Gabriel Bentes e Caroline Barroncas de Oliveira
OS ZOOLÓGICOS COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Felipe Augusto da Silva, Luciane Lopes de Souza e Silvia Regina Sampaio de Freitas