Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
As raízes do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países de Língua Portuguesa e Galiza remontam a 2005. Nesse ano, durante as XII Jornadas Pedagógicas da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), surgiu a ideia de ampliar a promoção da educação ambiental na CPLP e Galiza, através da criação de uma rede colaborativa de educadores ambientais. Foi neste contexto que se fundou a Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), a qual, desde então, não mais deixou de crescer, quer em termos humanos, quer em termos de relevância. A materialização deste crescimento está, sem dúvida, apoiada na realização das diversas edições do congresso, alavancadas pelo apoio da CPLP.
E foi assim que, volvidos apenas dois anos da fundação da RedeLuso, se passou da ideia à ação, com a realização da primeira edição do congresso, em Santiago de Compostela (Galiza, Espanha). A segunda edição só viria a ter lugar em 2013, em Cuiabá (Mato Grosso, Brasil), mas, a partir daí, o evento tornou-se bienal, tendo ocorrido em vários países da CPLP, a saber:
Portugal (Torreira), em 2015, sob o tema Educação Ambiental e Participação Social: travessias e encontros para os bens comuns;São Tomé e Príncipe (Ilha do Príncipe), em 2017, sob o tema A Terra é uma ilha: A Educação Ambiental como resposta às suas fragilidades e como contributo para viver nos seus limites;Guiné-Bissau (Arquipélago dos Bijagós), em 2019, sob o tema Crise Ecológica e Migrações: leituras e respostas da Educação Ambiental;Cabo Verde (Mindelo), em 2021, sob o tema Oceano, Lusofonia e Educação Ambiental: caminhos e esperança para uma transformação socio-ecológica na CPLP;Moçambique (Maputo), em 2023, sob o tema Educação Ambiental: a Chave para a Sustentabilidade.
E, é claro, a próxima edição será a oitava e decorrerá no Brasil (Manaus), em 2025, sob o tema Educação ambiental e ação local: respostas às emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver.
ficou curios@ e quer saber mais??
Visite: @congressoeaAcesso o artigo completo!