Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Este estudo teve como objetivo investigar como os cursos de especialização lato sensu contribuem para o aprimoramento dos saberes pedagógicos e das práticas docentes, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamentada no modelo proposto por Whittemore e Knafl (2005). A busca foi realizada nos portais Periódicos CAPES, Scielo, Oasisbr e SISTEBIB, considerando publicações entre 2014 e 2024. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados dez estudos (sete artigos, duas dissertação e uma tese) que abordaram experiências formativas em diferentes contextos regionais do Brasil, com destaque para a região Norte. Os resultados revelam que os cursos lato sensu têm potencial para fortalecer a identidade profissional docente, fomentar práticas pedagógicas mais reflexivas e promover abordagens interdisciplinares, especialmente quando há integração entre teoria e prática. Evidenciaram-se também limitações, como a falta de políticas públicas estruturantes, barreiras de acesso e fragilidade teórica em algumas formações. Conclui-se que a efetividade desses cursos está vinculada ao alinhamento com as demandas contextuais dos educadores e ao investimento em estratégias que assegurem qualidade, continuidade e inclusão.
Acesse o artigo completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/6649