Projetos de Pesquisa

Linha 1 – Ensino de Ciências: Currículo, cognição e formação de professores

PROJETO: CURRÍCULO-CORPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISADORES

Resumo: Pensar corpo-currículo na formação de professores e pesquisadores, envolvem-nos em alguns questionamentos: o corpo-graduando e o corpo-mestrando é oxigenado por efeitos de que currículo? Esses efeitos expelem que denúncias? Corpos transitam por quais territórios de formação, de docência, de ensino e de aprendizagem? O que ou quem é pensado e sentido por meios de seus corpos, isto é, seu corpo-currículo? Do que é feito esse corpo-currículo que atravessa e vive no curso de licenciaturas e no Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia na Escola Normal Superior-ENS/UEA? Nesse entendimento, ao olhar para um currículo-corpo é dizer sobre uma multiplicidade de constituições de docências, de gentes, de mulheres e homens em uma sociedade, estamos problematizando algo menor e rizomático que compõem esse corpo. Isto é, os afetamentos, pois […] o que é ação na alma é também necessariamente ação no corpo, o que é paixão no corpo é por sua vez necessariamente paixão na alma (DELEUZE, 2002, p. 24). Esta perspectiva ensina que aprender é um fenômeno de corpo todo, da vontade perene de superar-se no tempo e no espaço. Aprender é da ordem do infinito, do desejo insaciável pelos contornos da/na vida. Ou seja, aprender nesse movimento menor dos aspectos formativos dos afetos deve aproximar-se da vida, potencializar os encontros positivos e a dinâmica das relações humanas. Assim, temos como objetivo Cartografar sobre os aspectos formativos e os afetamentos de um currículo-corpo que atuam na formação inicial e continuada de professores que permitem fluir modos de transmutação de práticas formativas institucionalizadas para outros que busquem o movimento em devir de autoconstituição docente. O projeto envolve os cursos de graduação de licenciatura em Pedagogia e Biologia, bem como o curso de Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia da UEA. Nesse sentido, a presente pesquisa poderá possibilitar movimentos capilares que caminhem para problematização de subjetivações institucionalizadas em currículo-corpo e que, consigam aproximar da ideia de corpo em devir, pois é possível encontrar fissuras nos espaços formativos para um ato inventivo no professorar pautado no cuidado de si que se procura traduzir numa formação mais humana, compartilhada, com a incorporação da complexidade da prática, articulando movimentos de reflexão, problematização, pesquisa, ética, espiritualidade e formação. Por fim, esta buscará contribuir na formação inicial e continuada de professores do Ensino Superior, divulgando a importância de acumular capital intelectual e orgânico quanto à problematização sobre o currículo-corpo na autoconstituição docente

PROJETO: A CIÊNCIA NO PLURAL: AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO E O ENSINO

A área de Ensino na estrutura da CAPES atesta a relevância do ponto de vista epistemológico das pesquisas voltadas para a área do Ensino no cenário educacional brasileiro. Isso nos possibilita apresentar a significatividade acadêmica, social e profissional do projeto na sua vertente voltada para a área da epistemologia, a partir das disciplinas de Filosofia, História, Sociologia. Do ponto de vista acadêmico, pelo fato da dimensão do projeto estar vinculado a um Programa de Pós Graduação, temos a convicção de que ele deve buscar somar esforços para a atualização das áreas de concentração, dos grupos e das linhas de pesquisa, dos projetos em andamento, enfim, auxiliar na consolidação, na coerência, na consistência, na abrangência do currículo do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências na Amazônia, de modo a contribuir com o planejamento do Programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios regionais, nacionais e internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na formação qualificada de seus alunos, conforme os parâmetros da área e as peculiaridades do ensino na Região Norte e, particularmente, no Estado do Amazonas. A ciência e a tecnologia são temas centrais na área de Ensino (46 da CAPES), dentre outros motivos, pelo fato de que o mundo escolar e acadêmico prioriza o ensino do conhecimento científico em detrimento de outras formas de saberes. A história da ciência, tal como a conhecemos hoje, evidencia a diversidade de concepções científicas. Durante muito tempo a concepção empírico-analítico dominou o cenário científico cujos expoentes são o racionalismo (Descartes) e o positivismo (Comte). Ao longo do século XIX, concomitante à constituição de novas áreas científicas (Psicologia, História, Sociologia) foram se configurando novas perspectivas epistemológicas, as quais se distanciaram do binômio explicação-sistema, com vistas a buscar outras formas de entendimento da realidade humano-social a partir dos conceitos de compreensão e significação. Dentre essas novas vertentes destacamos a Hermenêutica, a Fenomenologia e a Dialética.

PROJETO: A EPISTEMOLOGIA NO PLURAL: AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO E O ENSINO

Resumo: Essa sumária contextualização da Área de Ensino na estrutura da CAPES atesta a relevância do ponto de vista epistemológico das pesquisas voltadas para a área do Ensino no cenário educacional brasileiro. Isso nos possibilita apresentar a significatividade acadêmica, social e profissional do projeto na sua vertente voltada para a área da epistemologia, a partir das disciplinas de Filosofia, História, Sociologia. Do ponto de vista acadêmico, pelo fato da dimensão do projeto estar vinculado a um Programa de Pós Graduação, temos a convicção de que ele deve buscar somar esforços para a atualização das áreas de concentração, dos grupos e das linhas de pesquisa, dos projetos em andamento, enfim, auxiliar na consolidação, na coerência, na consistência, na abrangência do currículo do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências na Amazônia, de modo a contribuir com o planejamento do Programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios regionais, nacionais e internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na formação qualificada de seus alunos, conforme os parâmetros da área e as peculiaridades do ensino na Região Norte e, particularmente, no Estado do Amazonas. A ciência e a tecnologia são temas centrais na área de Ensino (46 da CAPES), dentre outros motivos, pelo fato de que o mundo escolar e acadêmico prioriza o ensino do conhecimento científico em detrimento de outras formas de saberes. A história da ciência, tal como a conhecemos hoje, evidencia a diversidade de concepções científicas. Durante muito tempo a concepção empírico-analítico dominou o cenário científico cujos expoentes são o racionalismo (Descartes) e o positivismo (Comte).

PROJETO: A PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO/DO CONTEXTO AMAZÔNICO

Resumo: O projeto vincula-se à linha de pesquisa (Educação em ciências, cognição e currículo) e se propõe a analisar a produção dos currículos de ciências na educação básica e superior no/do contexto amazônico. Nesse sentido, buscar-se-á pesquisar os elementos culturais, históricos, pedagógicos, midiáticos e literários presentes no desenvolvimento do ensino e aprendizagem de ciências, especificamente aqueles voltados para o ambiente e a educação ambiental. Nesse trabalho, entendemos o currículo como uma produção discursiva que particulariza o sujeito e a sociedade. Pode ser caracterizado como um processo de constituição e de posicionamento do sujeito, ao invés de um processo de transmissão de conteúdos e/ou comportamentos. Como bem nos lembra Silva (1995, p. 194) ¿o currículo é aquilo que nós, professores/as e estudantes, fazemos com as coisas, mas é também aquilo que as coisas que fazemos fazem de nós. O currículo tem de ser visto em suas ações […] e em seus efeitos […]. Essa perspectiva mais abrangente do estudo dos currículos desdobra-se em objetos mais delimitados, tais como pesquisar: a dispersão das concepções de currículo escolar em diversas materialidades; o caráter pedagógico e cultural dos mesmos; as relações entre a produção dos currículos e as exigências formativas. O desenvolvimento do projeto será feito a partir do referencial teórico-metodológico oriundo da Filosofia, especialmente dos trabalhos de Michel Foucault voltados para discurso, poder, saber e subjetivação. Tal filósofo afirma que a linguagem permite ao homem a ordenação e a discussão do pensamento, sendo possível afirmar que é a linguagem que pensa e narra o homem, visto que é por meio dela que se acessa o mundo. Nesse sentido, o papel do homem nas formações discursivas não é falar e, sim ser falado pelo discurso.

PROJETO: A PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO/DO CONTEXTO AMAZÔNICO (cont.)

É nesse mesmo sentido que Foucault me convida a não mais tomar os discursos como um mero conjunto de signos. Explica Foucault. Os discursos são feitos de signos, mas o que fazem é mais que utilizar esses signos para designar coisas. É esse mais que os torna irredutíveis à língua e ao ato da fala. É esse ¿mais¿ que é preciso fazer aparecer e que é preciso descrever¿. (1997, p.56). Desse modo, a importância deste projeto justifica-se por integrar o exercício de docentes-pesquisadores ligados à área de ensino de ciências e que atuam na formação de professores na educação básica e superior do Estado do Amazonas. Foucault (2007, p. 242) poetisa essa contribuição sonho com o intelectual destruidor das evidências e das universalidades, que localiza e indica nas inércias e coações do presente, os pontos fracos, as brechas, as linhas de força. 

PROJETO: CARTOGRAFIA RIBEIRINHA: UM ESTUDO NAS COMUNIDADES DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM)

Resumo: Cartografia ribeirinha se traduz em caminhos a serem percorrido ao encontro da realidade socioespacial e sociocultural, tanto de várzea quanto de terra firme, por que estes dois geossistemas guardam dentro de si múltiplas relações da diversidade cultural, fator importante para entender a realidade da biodiversidade amazônica. Realizar a cartografia das comunidades da realidade da várzea amazônica é um desafio a ser decifrado para poder conhecer cada aspecto existente e assim firmar um saber sobre o que existe dentro de cada comunidade. Cada comunidade detém realidade amazônica que traduzem e manifestam as suas singularidades que para quem chega e não conhece parece tudo igual como se fossem particularidades homogêneas, mas são inteiramente heterogêneas. Leitura de visão do externo sempre vê tudo igual, enquanto o interno decifra e apresenta os significados e os significantes de cada realidade a ser estudada nas comunidades de várzea de Parintins. Essas realidades se manifestam nos meios de circulação que são as estradas fluviais amazônicas, por onde passam vidas e emoções; esperanças e sonhos; vontades e sentimentos; diversidade cultural e econômica, os quais se traduzem em verdadeira complexidade da Amazônica, do Amazonas e principalmente do município de Parintins. A cartografia ribeirinha pode exponenciar a complexidade de cada comunidade e os saberes tradicionais, fortalecendo o ensino e aprendizagem da geografia na escola, podendo interdisciplinarmente fortalecer o ensino e aprendizagem dos outros campos dos conhecimentos ou do saber escolar e científico. As comunidades de várzea selecionadas por estarem na margem esquerda do rio Amazonas e mostrarem as suas condições socioambientais tanto no período da vazante quanto da cheia, porque o modo de vida se altera em cada período e assim a sazonalidade representa para o ribeirinho de várzea um recomeço. A localidade selecionada é do Itaboraí porque concentra mais de uma comunidade e apenas duas serão à base da pesquisa: Itaboraí do Meio e Itaboraí de Baixo. Logo, a cartografia ribeirinha: um estudo nas comunidades de várzea do município de Parintins se traduz em oportunidade de mapear a realidade da várzea e assim construir possibilidades diversificadas para o ensino e aprendizagem não só dessas escolas, mas de todas as escolas de várzeas de Parintins, podendo ser projetada para a Amazônia em contextos, análises e representações dos matizes sociais, culturais, econômicos e ambientais. A pesquisa planejada e projetada advém da percepção sobre a necessidade de se estudar e pesquisar para que a ciência dê respostas necessárias e significativas a tudo que se aprende praticando fora da escola. A cartografia que se propõe realizar pode ser o alicerce para a recuperação das perdas dos saberes tradicionais, como também a melhoria do ensino nas escolas, para valorizar o morar e o viver na várzea, fortalecendo a relação de pertencimento e a identidade cultural.

PROJETO: MATEMÁTICA: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Resumo: Livro de Matemática trabalhando os principais conceitos do ensino básico que servirá de auxílio tanto para os professores quanto para os alunos desse nível de ensino. O objetivo é apresentar os conceitos matemáticos de forma bem clara e correta, as operações manipuladas e onde são aplicados os mesmos, sejam no cotidiano ou em outras áreas do conhecimento.

PROJETO: Museu Amazônico na Divulgação Científica dos conhecimentos populares sobre as plantas medicinais da região para formação de professores

Resumo: Desde sua origem, a humanidade faz uso de plantas medicinais para o tratamento de diversas enfermidades, mas ainda que o Brasil apresente flora diversa sabe-se que pesquisas relacionadas a esse tema ainda são escassas e que muito do conhecimento popular tem se perdido com o passar do tempo devido a cultural digital e globalizada. Este projeto tem como objetivo resgatar os conhecimentos populares sobre plantas medicinais junto à comunidade de professores da Educação Básica a partir da Divulgação Científica em parceria com o Museu Amazônico da cidade de Manaus – AM. A abordagem será qualitativa, de natureza básica, com procedimentos de campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados serão os questionários, caderno de campo e gravador de voz e toda a análise do material será feita através da Análise de Conteúdo. Espera-se valorizar os conhecimentos botânicos populares da região amazônica, contribuir com a formação continuada dos professores da Educação Básica e contribuir com a área de estudos da etnobotânica.

PROJETO: O EFEITO NA INTERCULTURALIDADE E DO AFETO NA FORMAÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Resumo: O projeto intenciona no geral, investigar os saberes adquiridos pela tradição cultural e pela formação docente e como estes múltiplos saberes dialogam e determinam as concepções e práticas pedagógicas dos professores. Especificamente tem os objetivos de: i) analisar o processo de formação de professores indígenas e não indígenas e consequente contribuições de saberes culturais e profissionais da área de Ciências para seu fazer docente, levando em consideração o eixo temático “seres vivos e meio ambiente”; ii) Caracterizar os saberes culturais e científicos trabalhados pelos professores a partir de relatos das suas experiências na área de Ciências, trabalhando aspectos de Etnozoologia; iii) Analisar o papel do afeto e sua influência nas concepções e saberes mobilizados pelos professores nos diferentes contextos culturais. Numa perspectiva metodológica mista, destaca-se a história oral como proceder metodológico para a realização de boa parte da pesquisa. Além disso, os relatos serão analisados levando em consideração que as experiências dos professores (formados e em formação) podem esclarecer questões externas, objetivas ou factuais sobre as relações sobre os saberes tradicionais e os científicos nas práticas de sala de aula e no cotidiano das comunidades em que vivem.

PROJETO: O ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E DA MATEMÁTICA) A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA CIDADE DE MANAUS

Resumo: As dificuldades que se apresentam tanto na formação quanto na atualização dos conhecimentos dos alunos nas matérias de Física, Química, Biologia e, Matemática é uma realidade que não só se enfrenta no Brasil como na maioria dos países de todo mundo. Dessa forma, a necessidade de pesquisar essa realidade permitirá que sejam encontradas soluções, utilizando alternativas inovadoras. Por isso construiu-se essa problematização que será pesquisada: Como está o ensino da Física, Química e de Matemática no Amazonas, a partir das seguintes variáveis: o uso das tecnologias para ensinar Física, Química, Biologia e Matemática, as metodologias utilizadas no processo de ensino aprendizagem, a utilização do pensamento hipotético dedutivo como suporte para o ensino destas ciências e também o sentido que os alunos do ensino médio e do ensino de graduação e da Pós graduação dão à educação científica para a cidadania? Na primeira etapa da pesquisa será construído o enquadre teórico a partir de uma literatura do Brasil e de outros países. Depois será construída uma metodologia a partir da pesquisa mista, com o uso de técnicas como a enquete, a observação, a entrevista e demais estratégias pedagógicas. Espera-se que essa pesquisa contribua para demonstrar que o Amazonas possui peculiaridades decorrentes da localização geográfica, podem ser um dos problemas que afetam diretamente a qualidade de ensino que chegam as salas de aulas das escolas dos municípios. Além disso, também que conhecer tais problemas são fundamentais para que se possam desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e de sua sustentabilidade local através da educação cientifica no ensino de Física, Química e Matemática e através delas fazer propostas inovadoras nas escolas da cidade de Manaus.

PROJETO: TECENDO REFLEXÕES SOBRE OS SABERES E FAZERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Resumo: O projeto de pesquisa é vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC) sobre formação de professores na relação com o Ensino de Ciências e a Educação do campo, possibilitando a criação de espaço dialógico de intercâmbio de experiências e produção de conhecimentos relativos à pesquisa sobre a formação de professores da educação básica em nosso Estado. A pesquisa será realizada através com observação participante em momentos de entrevista semiestruturadas individuais ou coletivas numa abordagem qualitativa no sentindo de compreender em processo em construção. Portanto, este processo possibilitara a construção de produção de caráter cientifico artigos científicos ou relatos de experiências que socializar nossos processos e nos coloca em diálogos com outras experiências em congressos e outros que discutem a Educação básica no contexto do campo na realidade amazônica.

PROJETO: Estudo de Fase IV para Avaliação de Efetividade da Vacina Adsorvida Inativada contra COVID-19 Coronavac, entre Profissionais da Educação e de Segurança Pública com Fatores de Risco (…)

Resumo: Este é um estudo quase-experimental com alocação baseada em risco. Serão incluídos profissionais de segurança pública e professores de ensino médio e superior da rede estadual de ensino. Na avaliação inicial será avaliada a presença de comorbidades associadas ao maior risco de doença grave por COVID-19. Aqueles que apresentarem comorbidades serão convidados a receber a vacina de estudo em duas doses, com intervalo de 28 dias (±7 dias). Os participantes com baixo risco (sem comorbidades) não receberão a vacina no âmbito do projeto de pesquisa. Todos os participantes serão acompanhados por 12 meses. Espera-se que a imunização reduza o risco de doença moderada a grave.

PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES HIPOTÉTICOS DEDUTIVAS NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS

Resumo: Este projeto tratará de consolidar uma pesquisa em Manaus, onde os alunos do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, desenvolverá uns seguintes aspectos de projetos: Aluno 1 ¿ Mapeamento das Metodologias desenvolvidas para ativar o Pensamento Hipotético Dedutivo no Processo Ensino-Aprendizagem. Aluno 2 ¿ Analise do uso das habilidades hipotético dedutivo em sala de aula pelos que docentes que ministram a disciplina Ciências. Aluno 3 ¿ Elaboração de Proposta Metodológica utilizando o método STEAM para o desenvolvimento de Habilidades Hipotético Dedutivo. Utilizaremos o delineamento misto sequencial exploratório, que é uma abordagem de investigação que combina ou associa a forma qualitativa e quantitativa. Por isso, é mais do que uma simples coleta e análise dos dois tipos de dados; envolve também o uso das duas abordagens em conjunto, de modo que a força geral de um estudo seja maior do que a da pesquisa qualitativa ou quantitativa isolada.

PROJETO: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não-Formais

Resumo: Esse projeto congrega os professores da linha II, visa desenvolver pesquisas sobre o ensino de Ciências considerando os fundamentos teóricos-metodológicos dos processos investigativos e de ensino com foco para os processos investigativos realizados principalmente em espaços não-formais e ou em articulação com o processo de ensino escolar. O projeto se articula e se desdobra em atividades de pesquisa e de orientações sobre o Ensino de Ciências considerando as seguintes temáticasFundamentos da pesquisa em Educação, Ensino de Ciências e Saberes, cujo foco volta-se para os estudos dos fundamentos didáticos/epistêmicos da pesquisa educação, ensino de ciências e saberes, considerando o aporte fenomenológico de procedimentos investigativos e aproximações à filosofia da Ciência. Nessa temática, a ciência é construída sobre o mundo vivido, e se queremos pensar a própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido e seu alcance, precisamos primeiramente despertar essa experiência do mundo da qual ela é a expressão, principalmente, com foco para os aspectos da formação do pensamento e os obstáculos epistêmicos; a formação científica e as aproximações sucessivas aos conhecimentos; o tratamento didático dos obstáculos epistemológicos para o ensino de ciências e o tratamento didático do erro para o ensino de ciências; Em Processos de Alfabetização Científica em Espaços Não-Formais: experiências com Metodologias Ativas de Ensino nos Laboratórios Móveis Itinerantes do Projeto Academia STEM, realiza estudos e pesquisas envolvendo estudantes da educação básica em atividades de alfabetização científica com vista a estimulá-los a ingressar no universo das discussões científica e com o propósito de motivá-los a ingressarem no ensino superior. As atividades são desenvolvidas e envolvem mestrandos de Ensino de Ciências de Manaus e do Centro de Estudos Superiores de Tefé, nas pesquisas e estudos sobre educação e em ensino de ciências, com vista a despertar o espírito científico. Intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico desenvolve estudos e pesquisas a partir da categoria paisagem de modo a compreender como os conhecimentos tradicionais nas formas de expressões das potencialidades individuais e comunitárias dos citadinos da Amazônia criam as condições de afirmação da vida diante das ações fluviais do rio Amazonas sustentada nos fenômenos da cheia e das secas periódicas correspondentes às cidades de Parintins, Itacoatiara e Manacapuru, no Estado do Amazonas/Amazônia, principalmente as áreas mais intensamente atingidas pelos leitos do Rio Amazonas. Visa articular os saberes tradicionais ao ensino de Ciências a partir da produção de mapas participativos ou cartografia social com a participação de citadinos, sobretudo os que estão frequentando a escola no tratamento das questões de risco que atingem as cidades, considerando-se o diagnóstico participativo. E ao mesmo tempo, estimular debates entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico; Com Desenvolvimento de habilidades hipotéticos dedutivas nas disciplinas de ciências, enfatiza a dimensão epistemológica, realiza estudos e pesquisas com vista ao desenvolvimento de habilidades hipotéticos dedutivas nas disciplinas de ciências com a realização de Mapeamento das Metodologias desenvolvidas para ativar o Pensamento Hipotético Dedutivo no Processo Ensino-Aprendizagem analise do uso das habilidades hipotético dedutivo em sala de aula com a presença de docentes que ministram a disciplina Ciências e articula o método STEAM para o desenvolvimento de Habilidades Hipotético Dedutivo; (a temática Processos Cognitivos da Didática da Matemática: contributos ao ensino da matemática no mundo contemporâneo realiza-se estudos sobre o alcance e as limitações das estratégias de ensino que compõem a Didática da Matemática na escola e na formação de um professor de matemática que requer conhecimentos além dos conteúdos específicos e de metodologias pedagógicas; pois é necessário conhecer como a estrutura cognitiva de um indivíduo capta, processa e armazena as informações do ambiente, para se entender como as vivências de cada indivíduo em ambientes não formais, externos à escola, podem influenciar na significação e na memorização daquilo que é ensinado na sala de aula. Busca construir uma fundamentação teórica pautada na Neurociência Cognitiva e na Didática da Matemática, que embora possuam natureza e finalidades diferentes, se intersectam quando tratam do fenômeno da aprendizagem, particularmente, da aprendizagem matemática. Consequentemente, ter conhecimento de como ambas pode contribuir para que o trabalho do professor se torne mais eficiente perante as exigências do mundo contemporâneo que valoriza cada vez mais um indivíduo plural, criativo, que saiba viver em equilíbrio com a natureza.
Como processo de socialização das atividades de estudos e pesquisas, os professores e as professoras, os mestrados e as mestrandas, os alunos de graduação envolvidos realizaram a cada 6 meses encontros de compartilhamentos das experiências das atividades, de modos que todos e todas tenham conhecimentos dos avanços e limitações das atividades de pesquisas e estudos, ao mesmo tempo, serve para apontar outros caminhos investigativos para o ensino de ciências.

PROJETO: FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES

Corresponde a uma proposta de pesquisa relacionada e desenvolvida junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia/UEA, ao Doutorado em Educação na Amazônia ? EDUCANORTE e a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática aos quais estou vinculado como professor permanente. A proposta atende as orientações realizadas nesses programas com foco nos estudos dos fundamentos didáticos/epistêmicos da pesquisa educação, ensino de ciências e saberes, considerando o aporte fenomenológico e aproximações aos estudos pós-estruturais. As atividades são desenvolvidas a partir da construção de entendimento fenomenológico da pesquisa em educação, ensino de ciências e saberes, centrado em estudos fenomenológicos da existência a partir das experiencias realizadas no mundo vivido com a porte principalmente em Merleau-Ponty, cujos propósitos visam compreender os fundamentos da percepção no ato de pesquisa, do ensino e aprendizagem, além de articularmos essa perspectiva fenomenológica às formas como os agentes representam os seus mundos vividos considerando a sua relação com ele. O aporte fenomenológico sugere que pensemos a relação do homem como o mundo e com a ciência a partir da ideia de que ?Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada. Todo o universo da ciência é construído sobre o mundo vivido, e se queremos pensar a própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido e seu alcance, precisamos primeiramente despertar essa experiência do mundo da qual ela é a expressão segunda? (MERLEAU-PONTY, 2011, pp. 03/04). Para a consolidação desse projeto e para atender o aspecto do ensino articulamos os estudos a Jean Pierre Astolfi, André Giordan e Gaston Bachelard, principalmente, com foco para os aspectos da formação do pensamento e os obstáculos epistêmicos; a formação científica e as aproximações sucessivas; o tratamento didático dos obstáculos epistemológicos para o ensino de ciências e o tratamento didático do erro para o ensino de ciências.

PROJETO: O ensino da Biologia Evolutiva no Amazonas: desafios e possibilidades.

Resumo: O projeto visa investigar os desafios enfrentados por professores ao ministrar os conteúdos da evolução biológica nas escolas publicas no baixo, médio e alto solimões, bem como propor metodologias novas que contextualizem e motivem os alunos a aprender evolução, produzindo materiais técnicos para auxiliar o professor em sala de aula.

PROJETO: Processos Cognitivos da Didática da Matemática: contributos ao ensino da matemática no mundo contemporâneo

Resumo: Entender o alcance e as limitações das estratégias de ensino que compõem a Didática da Matemática na escola e na formação de um professor de matemática requer conhecimentos além dos conteúdos específicos e de metodologias pedagógicas; é necessário conhecer como a estrutura cognitiva de um indivíduo capta, processa e armazena as informações do ambiente, ou seja, é necessário ter pelo menos noções básicas de como um aluno pode mobilizar os processos cognitivos da aprendizagem. Ademais, é importante entender como as vivências de cada indivíduo em ambientes não formais, externos à escola, podem influenciar na significação e na memorização daquilo que é ensinado na escola. Nessa perspectiva, se insere este projeto de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, que se fundamenta na Neurociência Cognitiva e na Didática da Matemática para elaborar respostas para o problema: quais processos cognitivos fundamentam os aspectos epistemológico e metodológico da Didática da Matemática para a eficácia do ensino da matemática no mundo contemporâneo? A eleição desse problema se deu em função da hipótese de que quando a Didática da Matemática mobiliza adequadamente diferentes processos cognitivos o ensino da matemática se torna mais eficaz perante as exigências que a sociedade nos impõe no mundo contemporâneo. O estudo se desenvolve por meio de discussões em grupo de pesquisa e leituras realizadas em quatro níveis ou etapas: geral, prévia, seletiva e reflexiva, a partir das quais realizo a eleição das fontes para compor o estudo e estou selecionando informações e fazendo anotações das apreensões das informações fundamentais de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. Os dados construídos são analisados pelo método da análise de conteúdo, de acordo com as indicações de Bardin (2006). Os resultados obtidos podem corroborar com a percepção de indicam que, embora, a Neurociência Cognitiva e a Didática da Matemática possuam natureza e finalidades diferentes, se intersectam quando tratam do fenômeno da aprendizagem, particularmente, da aprendizagem matemática. Consequentemente, ter conhecimento de ambas pode contribuir para que o trabalho do professor de matemática se torne mais eficiente perante as exigências do mundo contemporâneo, pois possibilita compreender como os processos cognitivos, funções mentais, são afetados e podem ser mobilizados pelas ações pedagógicas no contexto escolar, fato que, ainda, é ausente na formação do professor de matemática. Trata-se de uma pesquisa de Produtividade Acadêmica na qual se vinculam 3 pesquisas de mestrado e 2 de graduação orientadas pela pesquisadora coordenadora do projeto.

PROJETO: Processos de Alfabetização Científica em Espaços Não-Formais: experiências com Metodologias Ativas de Ensino nos Laboratórios Móveis Itinerantes do Projeto Academia Stem

Resumo: Os jovens do contexto contemporâneo crescem num início de século caracterizado por grandes avanços tecnocientífico que se transformam numa velocidade nunca vista na história. Consideramos que o desenvolvimento de atividades de ensino baseadas em metodologias ativas em espaços não-formais, tais como, os LABMÓVEL Maker do Projeto Academia Stem, possibilitam aos estudantes participantes vivenciar um processo de alfabetização científica que contribuirá para que eles aumentem a possibilidade de chegar a universidade e também despertar o pensamento crítico e autônomo os tornando cidadãos mais conscientes e com habilidades manuais e tecnológicas que estimulem a criatividade fazendo-os capazes de associar diferentes campos do conhecimento para elaboração de produtos para o bem estar social.É dessa maneira que visamos fomentar um processo de alfabetização científica aos estudantes que participam dos Cursos de Capacitação a partir de estratégias de ensino baseadas em Metodologias Ativas com atividades conectadas, planejadas e organizadas pelas premissas teórico-metodológicas que sustentam a abordagem Stem.

PROJETO: Território de conexão: educação ambiental e comunidades escolares. Projeto Piloto E.E. Altair Severiano Nunes

Resumo: A partir da perspectiva de Escolas Sustentáveis e Espaços Educadores este projeto visa fomentar a transição da Escola Estadual (E.E.) Altair Severiano Nunes para uma Escola Sustentável. Tendo como objetivos específicos: contribuir com a constituição e fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida) da E.E. Altair Severiano Nunes, assim como promover reflexões sobre Escola Sustentável com toda comunidade escolar e contribuir na aproximação universidade – escola. Para tanto, propõe atividades formativas em 5 eixos: i) integrantes da Com-vida; ii) funcionários; iii) professores; iv) comunidade escolar expandida; v) estudantes.

Projeto: Tectoy finance: plataforma para educação financeira de estudantes e professores

Resumo: Este projeto propõe desenvolver uma plataforma financeira digital (Tectoy-Finance), fundamentada no uso de tecnologia de blockchain, para educação financeira de jovens e adultos.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia