Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisas

Grupo de Estudo e Pesquisa Vidar em In-tensões

O Vidar é um grupo de pesquisa que se fundamenta nas ideias foucaultianas, explorando a subjetividade docente através das discursividades e investigações autobiográficas. O grupo propõe uma subversão das normas tradicionais de pesquisa e ensino na universidade, promovendo encontros que exploram temas como a Amazônia, infância, docência, alegria, afastamentos e devir. Suas pesquisas focam na formação docente, arte, vida e no impacto do feminino em seus microespaços, desafiando modelos convencionais de pesquisa em educação. A dinâmica do Vidar busca transformar essas experiências em verbo, criando ficções e descontinuidades que revelam um devir-mulher na pesquisa universitária.

Coordenadoras: Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa e Monica Silva Aikawa
Instagram: @vidaremin_tensoes
Projetos vinculados: Mulheres amazônidas: entre educações, ciências e muito mais

COMPLEXUS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias

Complexus, significa “aquilo que é tecido junto”. O grupo busca estudar e investigar como diversos fatores influenciam o processo complexo de construção, representação e divulgação do conhecimento matemático em espaços multirreferenciados. Esse conceito de tecido junto reflete a interconexão entre a formação docente, o ensino e aprendizagem de matemática, na educação básica e superior, e a interface com as múltiplas expressões da tecnologia. O grupo segue a epistemologia de Morrin, que destaca que a construção do conhecimento é um processo complexo, envolvendo ações, interações e determinantes diversos. Dessa forma, o Grupo COMPLEXUS valoriza o entrelaçamento de saberes globais e locais e reconhece a importância de não separar o objeto de estudo de sua ambiência natural, possibilitando o diálogo entre a matemática, arte, tradição, cultura e outras áreas do conhecimento.

Coordenadores: Lucélida de Fátima Maia da Costa e Júlio Cesár Marinho da Fonseca
Instagram: @complexus17
Projetos vinculados: PROCESSOS COGNITIVOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS AO ENSINO A MATEMÁTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

GEPEC- Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia
Criado em 2004 pelo ilustríssimo Professor Dr. Evandro Ghedin, festeja 20 anos de existência.É o primeiro grupo de Estudo e Pesquisa da UEA e alicerçado em 2006 ao PPGEEC, agregou e agrega pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores da Educação Básica e do Ensino Superior Público em movimentos de estudos e pesquisas na região Amazônica. Um grupo que marca a Universidade do Estado do Amazonas por sua coletividade e identidade na Educação em Ciências, perseverando na construção de uma Educação democrática e plural.
site: https://sites.google.com/uea.edu.br/gepec/gepec
Coordenadora: Lucinete Gadelha
Projeto associado: TECENDO REFLEXÕES SOBRE OS SABERES E FAZERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

AIECAM – Grupo de Estudos Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia
É Grupo integrante da Organização do Latin American Science Education Research Association (LASERA), evento que congrega diversos países latino-americanos
Coordenadores: Drª Josefina Diosdada Barrera Kalhil e Jorge de Menezes Rodrigues.
Site: https://simposiolaseramanaus.wixsite.com/oficial

GEPFEEC – Grupo de Estudos e Pesquisa Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências
Coordenadores: José Vicente de Souza Aguiar e Mauro Gomes da Costa
Instagram: @gepfeec
Projeto de extensão: A educação e a Inclusão dos diferentes modos de existências humanas na Educação Básica.
1ª Conferência: Estudos, pesquisas e compartilhamento de saberes – Educação e Ensino da Amazônia
Projetos vinculados: A EDUCAÇÃO E OS MODOS DE EXISTÊNCIAS HUMANAS: OS DILEMAS DA INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS e FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES

Grupo de Pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas
Integrantes:
O GP conta, no momento, com três professores doutores, do qual eu faço parte, que desenvolvem pesquisas no tema e convidam alunos da graduação e pós-graduação para desenvolverem também pesquisas de Iniciação Científica, Extensão, Dissertações e Teses na linha de DC e ensino.


Coordenadora: Carolina Brandão
Coordenador de linha: Leandro Barreto
Projeto vinculado: MUSEU AMAZÔNICO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS CONHECIMENTOS POPULARES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES e CIENCIARTE NA CRIAÇÃO DE MUNDOS POSSÍVEIS
Livro: baixe aqui

DIVERSA – Grupo de Pesquisas em Educação para a Biodiversidade

Nossa preocupação maior é com combate à amnésia biocultural à invasão cultural, que têm contribuído para verdadeiros etnocídios culturais e linguísticos. Também consideramos fundamental apoiar, investigar e educar para o respeito à diversidade humana, animal e vegetal, a diversidade sexual e de gênero. Por isso, pesquisamos e produzimos recursos educacionais abertos para uma educação que valorize os conhecimentos tradicionais e as histórias de vida dos estudantes, seus saberes locais e suas formas de vida.

Coordenador: Welton Yudi Oda

GEPECENF – Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais
Disponibiliza em torno de 300 trabalhos publicados pelos integrantes e pelo líder do Grupo, Dr. Augusto Fachín Terán. Foi lançado em maio de 2011 e encontra-se em funcionando. Endereço eletrônico: https://ensinodeciencia.webnode.com.br

Coordenadores: Dr. Augusto Fachín Terán (in memoriam), Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida e Dr. Saulo Cézar Seiffert dos Santos.

Projetos vinculados: DIÁLOGO E PRODUÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO e PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS ITINERANTES DO PROJETO ACADEMIA STEM.

GEPIAGrupo de Pesquisas em Educação, Patrimônio, Arqueometria e Ambiente na Amazônia

Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação.

Coordenadores: José Camilo Ramos de Souza e Clarice Bianchezzi
Instagram: @gepia_uea
Site: Ensino de Ciências
Projetos vinculados: CARTOGRAFIA RIBEIRINHA: UM ESTUDO NAS COMUNIDADES DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM)

Educação Matemática no Amazonas

Este grupo de pesquisa constituído por professores/pesquisadores e alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas-UEA e de outras instituições de ensino superior do Amazonas, desenvolve estudos voltados para a educação matemática, objetivando fundamentar o ensino matemático na Licenciatura, buscando o aprimoramento de novas tendências metodológicas aplicáveis ao ensino, no intuito de agregar resultados satisfatórios para aprendizagens significativas no contexto educativo frente à formação de novos profissionais da docência nos mais variados níveis da educação.

Coordenador: Alcides de Castro Amorim Neto

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia