Dissertações

Turma 2020

Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui 
O TRATAMENTO EPISTÊMICO DA IDEIA DE “ERRO” NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ana Marcia Pontes Pereira
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O USO DO TEMA DAS ÁRVORES EMERGENTES, COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA PROMOÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA AMAZÔNICO

Andreza Carvalho da Silva 
METODOLOGIAS ATIVAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM

Carla Ralessa Souza da Silva 
ETNOMATEMÁTICA: DAS IDEIAS À PROPOSTAS DE PRÁTICAS DOCENTES

Daniel de Souza Ferraz
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO DA BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ELEMENTOS DE STEAM

Eliane Veiga Cabral da Costa
OS QUELÔNIOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Gilberlene Sousa Carvalho
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONVERSAS ENTRE SEMENTES E SOLO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS

Gisela Maria Bernal Oviedo
A IDEIA DE VIDA, EVOLUÇÃO, CORPO E CORPOREIDADE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Girlany Tavares Feitosa Pereira 
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I COM ELEMENTOS DE STEAM

Kennyson dos Santos Carvalho 
RABISCANDO ENSINO DE CIÊNCIAS EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES IMIGRANTES VENEZUELANOS

Leticia Rubim Fernandes 
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MANAUS/AM.

Maria Lúcia Castro da Silva 
APRENDIZAGEM ATIVA: A EDUCAÇÃO STEAM E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Natana dos Santos Castro 
A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PROMOÇÃO DAS ANALOGIAS E METÁFORAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS.

Sammya Danielle Florencio dos Santos 
O DÉFICIT DE NATUREZA NAS CRIANÇAS PEQUENAS: A INFLUÊNCIA DOSAMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Sandra Mara de Almeida Lorenzoni
APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Shirley Vitor da Silva
A ARQUEOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA SEMED

Tânia Lopes dos Santos Brasil 
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5º ANO DA ESCOLA MANAÓS EM MANAUS-AMAZONAS.

Thais Melo dos Santos
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O RIGOR MATEMÁTICO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO

Zandor Marques Chagas 

Turma 2021

Cassiane dos Santos da Silva
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: FORTALECENDO A CIDADANIA DE ESTUDANTES RIBEIRINHOS

Deuziane Nogueira Gonçalves
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA REGIÃO DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE TEFÉ AMAZONAS

Elen Ariane Freitas Pereira
BRINCADEIRAS DAS INFÂNCIAS COMO ESPAÇO DE MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO

Gracineide Carvalho de Oliveira
METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA DE COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Inaíria dos Santos Castro
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO

Jose Damian Ortiz Sarmiento
ETNOCONHECIMENTO DE PROFESSORES E MORADORES SOBRE FAUNA SILVESTRE NA RDS DO TUPÉ

Jhonatan Gomes Da Silva
Em processo…

Juliana Varsóvia Oliveira Peixoto
THE DIVISION GAME: INTEGRANDO A TECNOLOGIA, A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A BIOLOGIA CELULAR EM AMBIENTE DE ENSINO NÃO FORMAL INSTITUCIONALIZADO

Karoline Reis Pinheiro
EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DO MODELO HÍBRIDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS – AM.

Mara Dalila Ferreira de Araújo
O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS AMAZÔNICOS: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS ENTRE SABERES LOCAIS E SABERES CIENTÍFICOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANACAPURU-AM

Marcilene da Silva e Silva
AS IDEIAS DE SERES VIVOS MEDIANTE AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Myshelly Santana Queiroz
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ATRAVÉS DE RECURSOS DIDÁTICOS COM ELEMENTOS STEAM NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS

Thalita Maciel Melero Lima
ANACORESE(AR): O CUIDADO DE SI E OS ESCAPES DE UM PROFESSORAR EM QUÍMICA EM MEIO A PANDEMIA COVID-19

Victor Manuel Marulanda Cruz
JOGANDO COM AS BORBOLETAS

Turma 2022

Alessandra Trindade Cid Barros
MUSEU DA AMAZÔNIA – MUSA: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO SABER AMBIENTAL

Ana Carolina Queiroz de Vasconcelos Santos
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: PROCESSOS DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM

Ana Patrícia de Souza Azevedo
UM NAVEGAR DAS VIDAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS POR ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO MIÚDA

Fernanda Feitoza de Oliveira
OS ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES QUE ENSINAM BIODIVERSIDADE NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TUPÉ

Fernanda Souza da Silva
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Gabriel da Silva Bentes
A CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR EM QUÍMICA PELO VIÉS DA ARTE

Gecenilda Neves Lira
ELEMENTOS DA NATUREZA COMO UM CAMPO DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jecicleide Oliveira do Nascimento
RESULTADOS DO IDEB: a proficiência em matemática de duas escolas do 5º ano da DDZ SUL no município de Manaus-AM

Marcos Wilker da Silva Cabuia
BIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM UMA COMUNIDADE MULTIÉTNICA: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EMCIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Maria Isabel da Costa Mar
O CORPO CRIANÇA: AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Marley Guerreiro de Almeida
AM PERCEPÇÕES DOS MONITORES DO MUSEU DA AMAZÔNIA (MUSA) SOBRE BIODIVERSIDADE, MANAUS – AM

Olívia Gonçalves Tenório
A dissertação estará disponível para download em breve! Fique atento para a atualização.

Rosiely Silva Cabús
A dissertação estará disponível para download em breve! Fique atento para a atualização.

Sanmya Silva dos Santos
A dissertação estará disponível para download em breve! Fique atento para a atualização.

Simiane Pessoa Anselmo
ENSINO DE CIÊNCIAS EM SALAS MULTISSERIADAS: ESTUDO EM UM CONTEXTO RIBEIRINHO DO MUNÍCIPIO DE MANAUS-AM

Suzy Hellian Cerdeira Lages
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E A NECESSIDADE DA ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Wanda Guimarães Souza
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES

Turma 2023

As dissertações estarão disponíveis para download em breve! Fique atento para a atualização.

Adriele Carleo Zacarias

Anny Roberta Gonçalves Furtado

Antonio Marcos Chaves de Aquino

Aura Karina Torres Berdugo

Dandiele Cavalcante da Silva

David Carvalho Machado

Elisso Santos da Silva

Fabiane Andrade Batista

Felipe Augusto da Silva

Felipe de Souza Araújo

Gabriel Willyan Pinheiro de Souza

Hívina Dorzane Machado

José Carlos da Costa Nogueira

Kenny de Souza Rocha

Klilton Barbosa da Costa

Nara Souza Collyer

Simone da Silva Miranda

Stivisson Menezes Correia